dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
|
dc.contributor.advisor |
Brasil, Antônio Cláudio |
|
dc.contributor.author |
Costa, Luciano Gonçalves da |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-20T19:06:27Z |
|
dc.date.available |
2018-02-20T19:06:27Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.other |
349944 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/183624 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2017. |
|
dc.description.abstract |
A presente pesquisa tem como objeto de estudo o jornalismo imersivo de realidade virtual, com o objetivo de refletir sobre as potencialidades narrativas da tecnologia de realidade virtual nas narrativas audiovisuais. E, ainda, entender o conceito de imersão e como ele se materializa no jornalismo, analisar as produções jornalísticas em realidade virtual e propor um modelo narrativo que dê conta das especificidades da tecnologia na produção jornalística imersiva. As perguntas norteadoras desta pesquisa são a) o que é imersão e como ela se materializa no jornalismo; b) quais os níveis de imersão nos produtos jornalísticos; e, principalmente c) quais as possibilidades narrativas da realidade virtual no jornalismo? Para atender a estes objetivos a pesquisa adota a estratégia da triangulação metodológica, combinando três métodos: estudo bibliográfico, estudo analítico-descritivo e estudo comparativo. O corpus empírico é formado pelas reportagens produzidas em 360 graus do jornal americano The New York Times, o espanhol El País e o documentário brasileiro Rio de Lama, do diretor Tadeu Jungle, destaques pelo uso inovador do formato e pelas temáticas abordadas. Como resultado do percurso de pesquisa, obteve-se uma categorização com tipos e graus de imersão, além de uma série de recomendações técnicas e teóricas para a produção de produção jornalística em realidade virtual. |
|
dc.description.abstract |
Abstract : This research aims to study the immersive journalism of virtual reality , and aims to reflect the narrative potential of virtual reality technology in the field of journalism. Also, to understand the concept of immersion and how phenomenon happens in journalism, analyzing journalistic pieces in virtual reality and proposing a narrative model with the specificity of technology in immersive journalistic production. The guiding questions of this research are a) what is immersion and how phenomenon happens in journalism? b) what levels of immersion the journalistic pieces have?; and, especially c) what are the narrative possibilities of virtual reality in journalism? To achieve these goals the research adopts the strategy of methodological triangulation, combining three methods: bibliographic study, analytical-descriptive study and comparative study. The empirical corpus is formed by the 360-degree reports of The New York Times, the Spanish newspaper El País and the Brazilian documentary Rio de Lama, directed by Tadeu Jungle, known for their innovative use of the format and thematic issues. The results of the research are a categorization with types and degrees of immersion, as well a series of technical and theoretical recommendations for the production of journalistic production in virtual reality. |
en |
dc.format.extent |
205 p.| il. |
|
dc.language.iso |
por |
|
dc.subject.classification |
Jornalismo |
|
dc.subject.classification |
Ambientes virtuais compartilhados |
|
dc.subject.classification |
Realidade virtual |
|
dc.title |
Jornalismo imersivo de realidade virtual: aspectos teóricos e técnicos para um modelo narrativo |
|
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
|