O ensino da física através de analogias com variantes do jogo de xadrez: potencializado com realidade aumentada

DSpace Repository

A- A A+

O ensino da física através de analogias com variantes do jogo de xadrez: potencializado com realidade aumentada

Show full item record

Title: O ensino da física através de analogias com variantes do jogo de xadrez: potencializado com realidade aumentada
Author: Matos, Alexandre de
Abstract: A proposta dessa dissertação é o desenvolvimento de um produto educacional, onde utilizamos variantes do jogo de xadrez como ferramenta para o ensino de conceitos físicos através de analogias com jogo.. Para isso foram criados três variantes jogo de xadrez: ?xadrez gravidade?, ?xadrez conservação de energia? e ?xadrez entropia?. O produto é constituído de um manual descritivo do funcionamento de cada jogo, acompanhado de um recurso para aplicativos de smartphones denominado Realidade Aumentada que possibilita o professor visualizar o material através de animações 3D, permitindo-lhe maior autonomia na exploração do produto. Acompanham o produto, sugestões de atividades e textos de apoio sobre cada conteúdo abordado. O produto educacional foi aplicado para alunos no ensino médio de forma direta pelo autor, e de forma indireta através de professores treinados a partir de um curso preparatório. A avaliação da pesquisa sobre o crescimento conceitual dos alunos em relação aos fenômenos físicos e seu ânimo em aprendê-los foram feitos de forma qualitativamente. O método utilizado para avaliação do produto foi feito através questionários com os alunos, e entrevistas com professores. Esse trabalho apresenta também uma participação na forma de workshop no SLAT Jogos 2016 realizado na UFSC ? Campus Araranguá onde o produto foi apresentado na forma de um seminário para um grupo de inscritos.Abstract : The proposal of this dissertation is the development of an educational product, where we use variants of the game of chess as a tool for teaching physical concepts through analogies with game. For this were created three chess game variants: "gravity chess", " Chess energy conservation "and" entropy chess ". The product consists of a manual descriptive of the operation of each game, accompanied by a feature for applications of smartphones called Augmented Reality that allows the teacher to visualize the material through 3D animations, allowing him greater autonomy in the exploration of the product. They accompany the product, suggestions of activities and supporting texts on each content addressed. The educational product was applied to students in high school directly by the author, and indirectly through teachers trained from a preparatory course. The evaluation of the research on the students' conceptual growth in relation to the physical phenomena and their spirit in learning them were done in a qualitative way. The method used to evaluate the product was done through questionnaires with the students, and interviews with teachers. This work also presents a participation in the form of a workshop at SLAT Games 2016 held at UFSC - Campus Araranguá where the product was presented in the form of a seminar for a group of participants.
Description: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2017.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185390
Date: 2017


Files in this item

Files Size Format View
PPEF-A0009-D.pdf 6.349Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar