Framework para a utilização do som em situação de projeto de hipermídia: guia de aplicação do áudio dinâmico

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Framework para a utilização do som em situação de projeto de hipermídia: guia de aplicação do áudio dinâmico

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Pereira, Alice Theresinha Cybis
dc.contributor.author Carvalho, Luiz Roberto
dc.date.accessioned 2018-06-14T04:03:28Z
dc.date.available 2018-06-14T04:03:28Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.other 352147
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186994
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2017.
dc.description.abstract Historicamente, o desenvolvimento de hipermídias tem colocado ênfase nos elementos gráficos, e a predominância do estímulo visual fez com que usuários e desenvolvedores tomassem a ausência do estímulo sonoro como um padrão de interface. Com a introdução dos dispositivos portáteis, como o tablet e o smarphone, a utilização do som assume um papel cada vez mais relevante no Design para a Experiência do Usuário (do inglês User Experience Design, ou UX Design), no entanto, tais dispositivos ainda não exploram o potencial do Áudio Dinâmico, já difundido e consolidado no universo do game. Para que seja possível definir como se caracteriza a comunicação através do som na hipermídia, é pertinente iniciar o desenvolvimento de um entendimento formal dos parâmetros que constituem o Áudio Dinâmico, de modo a assegurar que nenhum aspecto da experiência sonora com um produto ocorra sem a intenção consciente e explícita do usuário. Ao correlacionar as teorias do Áudio Dinâmico e do Design para a Experiência do Usuário, a presente tese objetiva reunir componentes e elementos constituintes de um framework para utilização do som em projetos de design de hipermídia. As fases estruturais da tese seguiram os princípios da pesquisa baseada em design (do inglês design based research), e ocorreu em quatro momentos: análise do problema, por meio da exploração fundamentada; desenvolvimento de soluções, com a construção do framework; ciclos iterativos, com as etapas de intervenção e avaliação; e reflexão objetiva, com a finalização do framework. Os ciclos de intervenção e avaliação aplicados na tese são formados por um Estudo de Caso em Contexto de Aprendizagem e uma Pesquisa com Usuários. O framework, intitulado Guia de Aplicação do Áudio Dinâmico, sistematiza o processo de criação, produção e implementação de elementos sonoros nos ambientes interativos. Como resultado, disponibiliza-se aos acadêmicos, docentes e profissionais em design de hipermídia um grupo de conceitos e técnicas, na forma de guia, que possibilita o adequado uso da linguagem sonora em projetos de design de interface.
dc.description.abstract Abstract : Historically, the hypermedia development has placed emphasis on graphics, and the predominance of visual data made users and developers take the absence of sound as an interface pattern. With the rising development of portable devices, such as tablet and smarphone, the use of sound has assumed an increasingly important role in User Experience Design, however, these interfaces still do not exploit the whole potential of Dynamic Audio, already widespread and consolidated in the electronic games industry. In order to define how communication through sound is characterized in hypermedia, it is pertinent to begin the development of a formal understanding of the concepts that constitute the Dynamic Audio, to ensure that no aspect of the sound experience with a product occurs without the conscious and explicit intention of the user. By correlating the theories of Dynamic Audio and User Experience Design, this thesis aims to gather components and constituent elements of a framework for the use of sound in hypermedia design projects. The structural phases of the thesis followed the principles of design-based research, and occurred in four moments: problem analysis through bibliography exploration; solutions development, with the framework construction; iterative cycles, with the stages of intervention and evaluation; and objective reflection, with the final adjustments of the framework. The intervention and evaluation cycles applied in the thesis are formed by a Case Study in the Learning Context and a User Survey. The framework titled Dynamic Audio's Application Guide systematizes the process of creating, producing and implementing sound elements in interactive environments. As a result, the thesis offer to academics, teachers and hypermedia design professionals a group of systematic techniques in the form of a guide, thus allowing the proper use of sound in interface design projects. en
dc.format.extent 308 p.| il., gráfs.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Design
dc.subject.classification Multímidia interativa
dc.subject.classification Projeto de sistema centrado no usuário
dc.subject.classification Som
dc.subject.classification Recursos audiovisuais
dc.title Framework para a utilização do som em situação de projeto de hipermídia: guia de aplicação do áudio dinâmico
dc.type Tese (Doutorado)


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