A imagem explícita: a materialidade do cinema sob o olhar da fotografia
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade de São Paulo |
|
dc.contributor.advisor |
Fernandes, Patrícia Moran |
|
dc.contributor.author |
Scansani, Andréa Carla |
|
dc.date.accessioned |
2018-06-20T04:05:39Z |
|
dc.date.available |
2018-06-20T04:05:39Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.other |
355597 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187215 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Programa em Meios e Processos Audiovisuais, São Paulo, 2018. |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho tem como objetivo pensar a fotografia cinematográfica dentro dos estudos do cinema como um modo de ampliar as perspectivas de abordagem sobre sua imagem. A partir da explicitação de seus aspectos físicos e sua potência em fazer reverberar uma série de questionamentos acerca da dimensão imaterial de seu corpo, traçamos um percurso heterogêneo pelos domínios da filosofia, da teoria da imagem e do cinema para desenvolver um pensamento que tenha como base a conjugação de saberes que constituem o olhar fotográfico. Nossa ênfase está no ato cinematográfico e nas relações recíprocas de seus elementos, isto é, no momento em que os gestos [humanos e técnicos] são acolhidos pela câmera e constroem as camadas do corpo fílmico, sua carne. |
|
dc.description.abstract |
Abstract : This work aims to approach cinematography within film studies as a way to broaden our perspectives on cinema image. Starting from making explicit some of its physical aspects and their potential to reverberate a series of questions about the immaterial dimension of its body, we trace a heterogeneous path through the domains of philosophy, image and cinema theory in order to develop a thought based on the conjugation of knowledge that constitutes the photographic gaze. Our emphasis is on the cinematographic act and the reciprocal relations of its elements, meaning to say, the moment in which gestures [human and technical] are sheltered by the camera and build the layers of the filmic body, its flesh and blood. |
en |
dc.format.extent |
335 p.| il. |
|
dc.language.iso |
por |
|
dc.subject.classification |
Fotografia |
|
dc.subject.classification |
Cinema |
|
dc.subject.classification |
Cinematografia |
|
dc.title |
A imagem explícita: a materialidade do cinema sob o olhar da fotografia |
|
dc.type |
Tese (Doutorado) |
|
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar