dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Pereira, Alice Theresinha Cybis |
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dc.contributor.author |
Sens, André Luiz |
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dc.date.accessioned |
2018-06-30T04:03:58Z |
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dc.date.available |
2018-06-30T04:03:58Z |
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dc.date.issued |
2017 |
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dc.identifier.other |
352486 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187564 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2017. |
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dc.description.abstract |
Matrix, Star Wars, Harry Potter e outras franquias midiáticas, bem como os complexos jogos pervasivos denominados como ARGs são manifestações contemporâneas usualmente relacionadas a um conceito denominado transmídia, que contempla estratégias, práticas e processos coletivos na construção de mundos narrativos multimidiáticos, onde o público contribui na sua manutenção e expansão, seja no estabelecimento de conexões entre as histórias ou na produção de novos textos. Contudo, além dos aspectos narrativos, é possível identificar possibilidades de atuação do design nos diversos arranjos comunicacionais, industriais e experienciais distribuídos entre as várias mídias, indivíduos e conteúdos que transitam por esse ecossistema complexo. Emerge também a ideia do design transmídia, como forma de enfatizar as potencialidades e especificidades do design associadas a esse cenário de transmidiação. No entanto, faz-se necessário precisar quais são os critérios ou elementos que definem justamente essas condições ou componentes particulares, que possam servir não apenas para um aprofundamento teórico sobre o tema, como também servir como subsídio à prática projetual de designers e demais profissionais envolvidos na concepção de produtos narrativos dessa natureza. Portanto, o objetivo geral desta tese consiste na proposição de um framework conceitual e prático para análise e criação dos componentes de design de um projeto transmídia. Para tal, foi utilizado, para esta investigação, o método baseado em design (DBR), que abrangeu revisões teóricas, principalmente sobre design e transmídia, consultas a especialistas, ciclos de iteração através de workshops e o estudo de caso do projeto Som dos Sinos . Atividades que resultaram no sistema TRADE, composto por um infográfico que apresenta os critérios de design transmídia, além de dois procedimentos: um para a definição de um mapa visual do mundo narrativo e outro, formado por um quadro descritivo, para a avaliação ou suporte criativo dos elementos de design a partir de cada uma das mídias envolvidas. |
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dc.description.abstract |
Abstract : Matrix, Star Wars, Harry Potter and other media franchises, as well as complex pervasive games called ARGs are contemporary manifestations usually related to a concept called transmedia, which contemplates collective strategies, practices and processes in the construction of multimedia narrative worlds, where the public contributes to its maintenance and expansion, either in establishing connections between the stories or in the production of new texts. However, in addition to the narrative aspects, it is possible to identify possibilities of design performance in the various communicational, industrial and experiential arrangements distributed among the diverse media, individuals and contents that transit through this complex ecosystem. The idea of the transmedia design also emerges as a way of emphasizing design potentialities and specificities associated with this scenario of transmediation. However, it is necessary to specify what are the criteria or elements that precisely define these particular conditions or components, which may serve not only for a theoretical deepening of the subject, but also to serve as a subsidy to the design practice of designers and other professionals involved in this kind of narrative products conception. Therefore, the main goal of this thesis is the proposition of a practical and conceptual framework to the analysis and creation of the transmedia project design components. To this end, the design-based method (DBR) was used for this research, which included theoretical revisions, mainly about design and transmedia, specialist consultations, iteration cycles through workshops, and the case study of the "Som do Sinos" project. Activities that resulted in the TRADE system, composed of an infographic that presents the criteria of transmedia design, besides two procedures: one for the definition of a visual map of the narrative world and another, formed by a descriptive frame, for the evaluation or creative support of design elements from each of the media involved. |
en |
dc.format.extent |
247 p.| il., gráfs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Design |
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dc.subject.classification |
Multímidia interativa |
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dc.subject.classification |
Narrativas digitais |
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dc.title |
Design transmídia: um sistema para análise e criação das interfaces de mundos narrativos multimidiáticos |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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