Que "afro" é esse no afro Brasil?: a concepção curatorial no Museu Afro Brasil - Parque Ibirapuera, São Paulo/SP
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Leite, Ilka Boaventura |
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dc.contributor.author |
Ribeiro, Carla Brito Sousa |
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dc.date.accessioned |
2018-09-15T04:45:50Z |
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dc.date.available |
2018-09-15T04:45:50Z |
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dc.date.issued |
2018 |
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dc.identifier.other |
354251 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189930 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2018. |
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dc.description.abstract |
Esta pesquisa se orientou pela abordagem etnográfica do Museu Afro Brasil, tendo em vista levantar aspectos que permitissem refletir sobre o conceito e as ideias de afro da instituição. O conceito, que norteia a concepção curatorial no Afro Brasil, se revelou como um imaginário próprio, composto pelo arranjo de objetos de toda a sorte de categorias, que junto a instalações e elementos de cenografia, comunicam o afro ao público de uma maneira aberta. O acompanhamento da rotina institucional também possibilitou perceber que este afro transcende a narrativa curatorial, pois é evidenciado na visão política dos colaboradores do Museu que atuam na comunicação com o público visitante, principalmente através de seus educadores. Remontar os percursos, tanto do idealizador e realizador do Afro Brasil, Emanoel Araújo, quanto dos conceitos que fizeram parte da concepção do Museu no formato das exposições que o precederam, auxiliou a pensar a institucionalização do afro e os modos como essa noção vem sendo moldada atualmente através de um processo criativo conjunto. |
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dc.description.abstract |
Abstract : This research has been oriented by an ethnographic approach of Museu Afro Brasil, aiming to sum up aspects to consider about the concept and the ideas of afro of this institution. This concept, that guides the curatorial conception in the Afro Brasil, has revealed itself as a particular imagery, composed by an arrangement of all source of object categories. Toghether with art installations and scenographic elements they communicate the afro to the public in a wide and open to interpretation way. Following the Museum's routine has also permitted to realize that this afro transcends the curatorial narrative, once it moves around its workers' political vision transmitted to the public, specially perceived on its educators' activiities. To retrace steps, both the Museum's creator Emanoel Araújo, and the concepts that were part of the Museum's conception in his previous exhibitions, has helped us to understand the process that led to the afro institutionalization. Tracing these steps has also been useful to comprehend how this notion is being built today, as a creative collective process. |
en |
dc.format.extent |
185 p.| il. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Antropologia social |
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dc.subject.classification |
Cultura afro-brasileira |
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dc.title |
Que "afro" é esse no afro Brasil?: a concepção curatorial no Museu Afro Brasil - Parque Ibirapuera, São Paulo/SP |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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