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O presente trabalho de conclusão de curso pretende discutir a política cultural materializada no Centro Integrado de Cultura Professor Henrique Silva Fontes (CIC), inaugurado em 1982. Assim, procura questionar o que permanece e o que mudou durante esse tempo. Desse modo, a narrativa abordará o contexto de sua construção, nos estertores da Ditadura Militar, como a maior obra desse período com finalidade cultural em Florianópolis. Busca-se discutir de que forma o surgimento dessa instituição atende diferentes interesses, como os da classe artística e de produtores culturais, que clamavam por um teatro maior para a cidade, ou dos políticos da época, que almejavam por meio das grandes obras se fortalecerem no poder. Portanto, o espaço foi construído para abrigar diferentes equipamentos culturais, como museus, teatro, cinema, galerias de arte, oficinas de arte e expressões artísticas, tais como dança música, artes visuais etc. O CIC foi erigido no espaço que abrigava a antiga horta do Presídio da Agronômica, em uma área da cidade que se modernizava e tinha sua paisagem sensivelmente transformada. Mas, dentro desse processo de construções de grandes obras – como o aterro da Baía Sul, o Terminal Rodoviário Rita Maria, a ampliação das pistas da Avenida Beira-mar Norte –, quais as reais intenções com a inauguração do CIC? O trabalho foi dividido em três capítulos; no primeiro deles apresenta-se breve contextualização sobre a principal obra de modernização do centro de Florianópolis durante a década de 1970, que foi a construção do aterro hidráulico da Baía Sul, bem como das propostas de construção de espaços de cultura naquela região de Florianópolis, as quais antecederam a construção do CIC. No segundo capítulo, abordam-se algumas das motivações para a construção do CIC e a sua inauguração. No terceiro capitulo discute-se política cultural no tempo da ditadura e seu reflexo no âmbito estadual, tal como são apresentados três exemplos de projetos na atualidade da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) que buscam ampliar o acesso ao CIC. Por fim, tendo em vista a ideia de cidadania cultural apresentada por Marilene Chauí (2006), são feitas cinco sugestões para contribuir com a abertura do CIC por meio de projetos e manifestações culturais que são pouco presentes no espaço. |
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