Emaranhado museal: seguindo as grinaldas com cobre-nuca (myhara) dos Rikbaktsa nas exposições do Museu do Homem do Sambaqui Padre João Alfredo Rohr, S. J. (Florianópolis/SC) e do Museu Diocesano dos Povos da Floresta (Juína/MT)

DSpace Repository

A- A A+

Emaranhado museal: seguindo as grinaldas com cobre-nuca (myhara) dos Rikbaktsa nas exposições do Museu do Homem do Sambaqui Padre João Alfredo Rohr, S. J. (Florianópolis/SC) e do Museu Diocesano dos Povos da Floresta (Juína/MT)

Show full item record

Title: Emaranhado museal: seguindo as grinaldas com cobre-nuca (myhara) dos Rikbaktsa nas exposições do Museu do Homem do Sambaqui Padre João Alfredo Rohr, S. J. (Florianópolis/SC) e do Museu Diocesano dos Povos da Floresta (Juína/MT)
Author: Andrade Neto, Alberto Luiz de
Abstract: Esta pesquisa se propõe a analisar as exposições museológicas de longa duração do Museu do Homem do Sambaqui Padre João Alfredo Rohr, S. J. (Florianópolis Santa Catarina) e do Museu Diocesano dos Povos da Floresta (Juína Mato Grosso). Ambas as instituições são geridas por organizações religiosas: os jesuítas estão à frente da primeira e em Juína (MT) temos uma gestão que atende os preceitos diocesanos. No estudo realizo uma investigação do histórico de fundação destes espaços museológicos, das categorias que estruturam as bases conceituais de suas exposições e das tensões que atravessam as escolhas das memórias requeridas para estes espaços de salvaguarda. A análise explora o modo como os objetos indígenas, em especial, as sofisticadas peças plumárias de cabeça com referência aos Rikbaktsa conhecidas como grinaldas com cobre-nuca (myhara) são apresentadas ao público nestes arranjos museológicos. Seguir as myhara neste emaranhado museal mostrou-me que esses percursos são constituídos por humanos, animais, coisas, poder (política), memórias e histórias, cosmologias ameríndias e ocidentais, entre outros e, deste modo abrindo um entendimento mais complexo dessas dimensões que engajam todas essas peças plumárias no mundo.Abstract : This research intends to analyze the long-term museological exhibitions of the Museu do Homem do Sambaqui Padre João Alfredo Rohr, S. J. (Florianópolis Santa Catarina) e do Museu Diocesano dos Povos da Floresta (Juína Mato Grosso). Both institutions are run by religious organizations: the Jesuits are at the head of the first one and in Juína (MT) there is a management that complies with the diocesan precepts. In this study, I investigate the history of the foundation of these museological spaces, of the categories that structure the conceptual bases of their exhibitions and the tensions that pass through the choices of the memories required for these preservation spaces. The analysis explores how indigenous objects, in particular the sophisticated head feather pieces with reference to the Rikbaktsa - known as myhara garlands - are presented to the public in these museum arrangements. Following the myhara in this museum entanglement showed me that these paths are constituted by humans, animals, things, power (politics), memories and histories, Amerindian and Western cosmologies among others - and thus opening a more complex understanding of these dimensions engage all these feather pieces in the world.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191702
Date: 2018


Files in this item

Files Size Format View
PASO0463-D.pdf 2.566Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar