Adaptação da linguagem das histórias em quadrinhos para o design de animação

DSpace Repository

A- A A+

Adaptação da linguagem das histórias em quadrinhos para o design de animação

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Vieira, Milton Luiz Horn
dc.contributor.author Manhães, Ricardo Cordeiro
dc.date.accessioned 2019-01-05T03:01:41Z
dc.date.available 2019-01-05T03:01:41Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other 355520
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192766
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2018.
dc.description.abstract Tomando por base os problemas relacionados à compreensão do processo de transposição de conteúdos narrativos entre diferentes plataformas, buscou-se definir diretrizes, empregando técnicas de design, que auxiliem no processo prático de adaptação de conteúdo entre diferentes plataformas de mídia. Para a compreensão prática desse processo, optou-se pela adaptação, para o formato de animação 2D, de duas páginas de piadas de histórias em quadrinhos oriundas do álbum Gothic Girl, publicado em 2007, na França, pelo autor desta dissertação. Na escolha das páginas a serem adaptadas, levaram-se em conta elementos gráficos que facilitassem a transposição para o ambiente animado em 2D. Como fundamentação, pesquisou-se o campo da crossmedia, em que foram analisados os processos dessa natureza e suas classificações. Pesquisaram-se também as adaptações já realizadas tanto no mercado norte-americano como no mercado franco-belga. Nessa etapa, buscou-se encontrar adaptações de quadrinhos para animação 2D cujo resultado final mantivesse as características gráficas do quadrinho original, um dos objetivos da pesquisa. Pesquisou-se também, na fundamentação, o processo de criação de storyboards, por meio do qual se comprovou, via análise comparativa entre quadrinhos e storyboard, a sua necessidade no processo de adaptação de conteúdos dos quadrinhos para animação. Para a realização prática da adaptação, utilizou-se o método de projeto proposto pelo designer Bruno Munari. Os resultados das duas adaptações foram avaliados por acadêmicos nacionalmente reconhecidos na área de animação e quadrinhos. Com base na experiência teórica e prática adquirida durante a pesquisa, estabeleceu-se um conjunto de diretrizes que buscam auxiliar futuros processos de adaptação (crossmedia) de quadrinhos para animação 2D.
dc.description.abstract Abstract : Based on the problems related to the understanding of the process of transposition of narrative content between different platforms, we sought to define guidelines, using design techniques, that help in the practical process of adapting content between different media platforms. For the practical understanding of this process, the 2D animation format was adapted from two pages of comic book jokes from the album Gothic Girl, published in 2007 in France, by the author of this dissertation. In choosing the pages to be adapted, we took into account graphic elements that facilitated the transposition to the animated environment in 2D. As background, the field of crossmedia was investigated, in which the processes of this nature and their classifications were analyzed. The adaptations already made in the North American market and in the Franco-Belgian market were also investigated. In this stage, we sought to find comic adaptations for 2D animation whose final result retained the graphic characteristics of the original comic, one of the objectives of the research. The storyboarding process was also investigated, through which it was verified, through a comparative analysis between comics and storyboard, its necessity in the process of adaptation of contents from comics to animation. For the practical realization of the adaptation, the design method proposed by the designer Bruno Munari was used. The results of the two adaptations were evaluated by academics nationally recognized in the area of animation and comics. Based on the theoretical and practical experience gained during the research, a set of guidelines was established that seek to assist future crossmedia adaptation of comics for 2D animation. en
dc.format.extent 110 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Design
dc.subject.classification Histórias em quadrinhos
dc.subject.classification Storyboards
dc.subject.classification Desenho animado
dc.title Adaptação da linguagem das histórias em quadrinhos para o design de animação
dc.type Dissertação (Mestrado)


Files in this item

Files Size Format View
PGDE0165-D.pdf 4.810Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar