Magic: The Gathering, do Hobbie ao Lucro
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Title:
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Magic: The Gathering, do Hobbie ao Lucro |
Author:
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Manenti, André Rufino
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Abstract:
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Magic: The Gathering é hoje o maior trading card game do mundo, com mais de 20 milhões de jogadores. Seus cards, com raridades, efeitos, e demandas mercadológicas diferentes chegam a custar milhares de dólares. O presente artigo visa entender como o mercado secundário de Magic funciona, buscando compreender quais fatores estão correlacionados com a obtenção ou não de lucro pelos jogadores e pessoas físicas presentes na comunidade do game. Com o advento dos e-sports e o aumento no número de profissionais responsáveis por gerar conteúdo, ou simplesmente jogarem profissionalmente games online, é cada vez mais comum encontrar padrões comportamentais movidos por tais jogos. O comportamento dos jogadores nesses mercados gradativamente parece se moldar como quaisquer outros tipos de serviços ou produtos trocados/negociados em mercados livres, similares a uma bolsa de valores, por exemplo. Por meio de um questionário que obteve 2361 repostas, e utilizando de uma metodologia descritiva, quantitativa, e qualitativa, o trabalho busca correlacionar diferentes variáveis com o objetivo de compreender e/ou reforçar comportamentos econômico-financeiros da comunidade do game. Os resultados obtidos indicam que existe de fato uma correlação entre os objetivos de um jogador, seus filtros ao adquirir produtos, e a obtenção ou não de lucro ao venderem suas coleções. |
Description:
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TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis |
URI:
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https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193028
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Date:
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2018-08-14 |
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