dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
|
dc.contributor.advisor |
Ulbricht, Vânia Ribas |
|
dc.contributor.author |
Binda, Renan de Paula |
|
dc.date.accessioned |
2019-02-23T04:02:02Z |
|
dc.date.available |
2019-02-23T04:02:02Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.other |
356004 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193506 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2018. |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta um artefato para representação interativa de diretrizes voltadas à produção de material educacional acessível. O artefato corresponde a um conjunto de orientações cuja abordagem centra-se no usuário e nos processos interativos. Aborda também a dimensão estética e comunicacional para projetação de estruturas dinâmicas e interativas. Para sua elaboração buscou-se conhecer a respeito da Visualização do Conhecimento e suas formas de aplicação, que por explorar a capacidade cognitiva dos indivíduos, através de representações visuais, tem sido utilizada para transferir e disseminar conhecimento. Esta pesquisa é qualitativa e propositiva e faz uma abordagem abdutiva, com inferências criativas, visando uma aplicação prática e pragmática. Para tanto, os métodos adotados foram: revisão sistemática da literatura sobre a visualização do conhecimento e através dela identificou-se o modelo proposto por Burkhard (2005) que traz um sistema de comunicação construtivo a partir da visão de mundo dos usuários. Este modelo considera a interatividade e os processos de interação entre usuário-sistema. Desta forma, o artefato foi elaborado com base no modelo de Burkhard (2005) e aplicado nas diretrizes proposta pela pesquisadora Macedo (2010) do Laboratório de Mídias e Inclusão Social (LAMID). Essas diretrizes levam os desenvolvedores de material educacional a construir objetos de aprendizagem acessíveis. Para aproximar as diretrizes do modelo mental dos usuários buscou-se adequá-las ao ambiente das organizações e dos indivíduos. Portanto, através do artefato, as diretrizes de recomendação de Macedo (2010) foram traduzidas em aplicativo mobile direcionado a dispositivos com sistema operacional Android. Com o aplicativo os usuários podem obter uma nova experiência na apropriação das recomendações e, além de adotar boas práticas, promover ações inclusivas e proporcionando formas igualitárias de acesso ao conhecimento. Em conclusão, ressalta-se o potencial apresentado pelo artefato a partir de sua estratégia de aplicação que pode ser expandida para outras diretrizes. |
|
dc.description.abstract |
Abstract : This work presents an artifact for the interactive representation of guidelines aimed at the production of accessible educational material. The artifact corresponds to a set of orientations whose approach focuses on the user and the interactive processes. It also addresses the aesthetic and communicational dimension for the design of dynamic and interactive structures. For its elaboration, we sought to know about the Visualization of Knowledge and its forms of application, which by exploiting the cognitive capacity of individuals through visual representations, has been used to transfer and disseminate knowledge. This research is qualitative and propositive and makes an abductive approach, with creative inferences, aiming at a practical and pragmatic application. To do so, the methods adopted were: systematic review of the literature on the visualization of knowledge and through it was identified the model proposed by Burkhard (2005) that brings a constructive communication system from the users world view. This model considers interactivity and processes of user-system interaction. In this way, the artifact was elaborated based on the Burkhard model (2005) and applied in the guidelines proposed by the researcher Macedo (2010) of the Laboratory of Media and Social Inclusion (LAMID). These guidelines lead developers of educational material to build accessible learning objects. In order to approximate the guidelines of the mental model of the users, the aim was to adapt them to the environment of organizations and individuals. Therefore, through the artifact, the recommendation guidelines of Macedo (2010) were translated into a mobile application directed to devices with Android operating system. With the application, users can gain a new experience in the appropriation of recommendations and, in addition to adopting good practices, promote inclusive actions and provide equal access to knowledge. In conclusion, it highlights the potential presented by the artifact from its application strategy that can be expanded to other guidelines. |
en |
dc.format.extent |
102 p.| il., gráfs. |
|
dc.language.iso |
por |
|
dc.subject.classification |
Engenharia e gestão do conhecimento |
|
dc.subject.classification |
Acessibilidade |
|
dc.subject.classification |
Visualização da informação |
|
dc.subject.classification |
Interação homem-máquina |
|
dc.title |
Artefato para representação interativa de diretrizes para produção de material educacional acessível |
|
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
|
dc.contributor.advisor-co |
Fadel, Luciane Maria |
|