Escutas cinematográficas: relações entre tecnologias e audibilidades no cinema

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Escutas cinematográficas: relações entre tecnologias e audibilidades no cinema

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dc.contributor Universidade Federal Fluminense. Instituto de Arte e Comunicação Social
dc.contributor.author Castanheira, José Cláudio Siqueira
dc.date.accessioned 2019-03-28T16:28:25Z
dc.date.available 2019-03-28T16:28:25Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.other 331126
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194245
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Arte e Comunicação Social, Programa de Pós-graduação em Comunicação, Niterói, RJ, 2014
dc.description.abstract Este trabalho propõe uma investigação sobre diferentes modelos de escuta ao longo da história do cinema tendo como norte as configurações materiais dos aspectos sonoros do filme. O modelo representacional, sedimentado por determinadas premissas como a noção de realismo, ainda é um dos principais motores que impulsiona os estudos tradicionais de cinema. Percebemos uma tendência de diversas correntes nos estudos do audiovisual lidarem com elementos sonoros e visuais como se estes demonstrassem naturezas opostas ou como se coabitassem o corpo do filme de maneira arbitrária e conflituosa. Nossa proposta é a de empreender uma análise da experiência cinematográfica a partir de sua dimensão sonora, abrangendo questões deixadas de lado pelas teorias mais tradicionais. De forma mais específica, esta pesquisa considera como determinadas tecnologias de som condicionaram determinadas formas de ouvir o filme. Fugindo de uma perspectiva determinística, partimos da hipótese que mecanismos históricos, sociais e culturais estão envolvidos nesse processo de descrição e fruição do filme através de seus dispositivos sonoros. Encaramos as tecnologias como cristalizações de práticas socioculturais. Esta tese parte da delimitação de um conceito de escuta, para, então, proceder a uma análise dividida em quatro grandes blocos: 1) as relações entre tecnologias de gravação e práticas sociais em um período pré-cinematográfico; 2) a constituição de uma noção delimitada de cinema a partir de tecnologias como a eletricidade, em diálogo direto com novas mídias de comunicação; 3) modificações nos conceitos de experiência cinematográfica a partir da adoção de novos modelos de reprodução sonora e visual; 4) as interfaces entre cinema e cultura digital. Além desses blocos, dois capítulos são dedicados às noções de \"realismo\" e de \"ruído\" nas práticas cinematográficas e sonoras.<br>
dc.description.abstract Abstract : This thesis proposes a research on different models of listening throughout the history of cinema having as basis the material configurations of the sound aspects of the film. The representational model, endorsed by certain assumptions such as the notion of realism, still is one of the main forces that drives the traditional film studies. We can notice a tendency of several theories in the audiovisual studies to deal with sound and visual elements as they had opposite natures or as if they cohabited the film?s body in an arbitrary and controversial manner. Our proposal is to undertake an analysis of the cinematic experience from its sonic dimension, covering issues left aside by more traditional theories. More specifically, this research considers how certain sound technologies have conditioned certain ways of listening to films. Avoiding a deterministic perspective, we start from the hypothesis that historical, social and cultural mechanisms are involved in this process of describing and experimenting films through their audible apparatuses. We consider technologies as crystallizations of socio-cultural practices. This thesis starts with the delimitation of the concept of listening to, then, conduct an analysis divided into four major blocks: 1) the relationship between recording technologies and social practices in a pre-cinematic period; 2) the constitution of a delimited notion of cinema from technologies like electricity, and in direct dialogue with new communication media; 3) changes in the concepts of cinematic experience from the adoption of new models of audio and visual reproduction; 4) the interfaces between cinema and digital culture. In addition to these blocks, two other chapters are devoted to the notions of \"realism\" and \"noise\" in cinema and sonic practices. en
dc.format.extent 418 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Comunicação
dc.subject.classification Cinema
dc.subject.classification Som
dc.subject.classification Tecnologia no cinema
dc.subject.classification Percepção auditiva
dc.title Escutas cinematográficas: relações entre tecnologias e audibilidades no cinema
dc.type Tese (Doutorado)
dc.contributor.advisor-co Sá, Simone Pereira de


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