Abstract:
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O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por objetivo geral investigar quais, onde e como aparecem as cantigas de roda nos relatórios, artigos e memoriais produzidos na disciplina de estágio supervisionado e obrigatório da Educação Infantil, do curso de Pedagogia, do Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no período de 1988 a 2013. Para tal, realizo um mapeamento dos documentos produzidos pelas alunas estagiárias e disponíveis na Coordenação dos Estágios do Departamento de Metodologia de Ensino (CED/UFSC). Foram localizados 143 documentos, incluindo relatórios, artigos e memoriais de estágio. Com base na reflexão teórica realizada nesta investigação, com foco nas cantigas de roda e na Educação Infantil, selecionei deste primeiro levantamento onze documentos que apresentavam alguma referência sobre a linguagem musical num todo. A partir desta seleção, foram analisados sete documentos que, de alguma forma, faziam referência às cantigas de roda. Na análise, apenas um documento trazia uma reflexão densa sobre o assunto e a forma como o mesmo foi trabalhado com as crianças. Na maioria, encontrei apenas citações sobre as cantigas, em especial, as de ninar. Considerando as análises, as cantigas que aparecem nos documentos (com suas letras descritas na integra ou tem seus títulos citados) são: Terezinha de Jesus, A linda Rosa Juvenil, O meu chapéu tem três pontas, Abre a roda tin dô, lê, lê, O siri e o caranguejo, A canoa virou, Eu conheço o jacaré, Jacaré Coió. As cantigas de ninar aparecem em dois documentos sem, contudo, a especificação dos seus títulos. Em todos os documentos, elas aparecem nos momentos de descanso e relaxamento das crianças nas instituições de educação infantil, mas sem apresentar conceituações ou desenvolver reflexões sobre elas. As reflexões, em seis documentos, são associadas à linguagem musical de modo geral e a brincadeira. Aparecem como meio para a ampliação do brincar e dos repertórios culturais e musicais infantis. A baixa incidência das cantigas nos documentos, não pode ser visto como indicação de que as propostas pedagógicas desenvolvidas nos estágios, não abordaram o referido tema. Isto porque, os documentos analisados são apenas um recorte do vivido e não a totalidade. Assim se deve considerar que os mesmos são estruturados a partir de temas, questões, situações mais significativas para as estagiárias, considerando a impossibilidade de abraçar o todo. Talvez a não localização de uma discussão mais ampla e consistente das rodas cantadas nos documentos, também seja decorrente ao fato das disciplinas e discussões previstas no currículo do curso de Pedagogia e a forma como os docentes ministram as mesmas, não abordar de forma significativa as cantigas. Isto porque, o único documento que traz a discussão das rodas cantadas com mais afinco explicita que suas autoras tiveram acesso às discussões, assim como vivenciaram as rodas cantadas dentro de uma disciplina ministrada no curso. |