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Este estudo teve como tema central a análise do documentário Nunca me Sonharam. A partir dos conceitos de profecia autorrealizadora e estigma, explicita a relação entre estudante e professor/a, bem como sua implicação na trajetória escolar de estudantes marcados por estigmas e profecias que produzem humilhação e sofrimento. Problematiza narrativas de estudantes, professores/as e gestores de escolas públicas de diversas regiões do Brasil, seus anseios em relação ao futuro, adversidades encontradas, tanto no contexto escolar, quanto familiar, e possibilidades de se construir uma escola mais exitosa no cumprimento do seu papel na sociedade. No primeiro momento, é apresentado o conceito de estigma segundo Erving Goffman, e de profecia autorrealizadora com base nos estudos de Maria Helena Souza Patto. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, caracterizada como bibliográfica, e estudo de caso realizado por meio de análise do referido documentário. Com base no documentário se criou categorias de análise que dialogaram com a temática da pesquisa. Os temas estão divididos em sete indicadores, quais sejam: Tempestade e trovão, A chave, Nunca me sonharam, Grades, Utopia, Orquestra e Tâmaras. Tempestade e trovão inicia um conjunto de narrativas que versam sobre algumas das singularidades que fazem parte da juventude; a chave traz reflexões sobre o lugar que a escola pode exercer na vida dos/as estudantes, uma espécie de outro caminho possível; nunca me sonharam, mostra as possibilidades concretas para se construir sonhos ou abortá-los, e as narrativas de estudantes que expressam a superação de uma profecia em um cenário de desesperança; as grades, se refere aos espaços arquitetônicos das escolas, bem como a referência aos currículos e metodologias que nem sempre produzem sentidos aos estudantes; a utopia é o sonho que saindo do imaginário, faz o estudante caminhar e torná-lo realidade; a orquestra apresenta os/as integrantes que fazem parte de uma escola, e que assim como numa orquestra, para o seu bom funcionamento o maestro precisa cumprir sua função de forma afinada em busca da melhor melodia; e por último, as tâmaras, problematiza sobre as mudanças, ainda que os processos ocorram de forma lenta, alguém precisa iniciar a plantação das sementes. |
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