Jogos Digitais Cognitivos: possibilidades de trabalho pedagógico para o aprimoramento das funções executivas

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Jogos Digitais Cognitivos: possibilidades de trabalho pedagógico para o aprimoramento das funções executivas

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ramos, Daniela Karine
dc.contributor.author Oliveira, Mariana Carreira
dc.date.accessioned 2019-07-12T14:11:17Z
dc.date.available 2019-07-12T14:11:17Z
dc.date.issued 2016-12-16
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197531
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. pt_BR
dc.description.abstract O trabalho apresenta uma pesquisa realizada na E.E.B. Padre Anchieta na cidade de Florianópolis com uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental de um projeto que propunha o uso dos jogos cognitivos do aplicativo Escola do Cérebro, visando identificar quais são as possibilidades oferecidas pelos jogos digitais para o exercício das funções executivas que podem melhorar as condições para a aprendizagem escolar. Para tanto, parte-se da descrição da conceituação de jogos e funções executivas, para descrever as contribuições do uso de jogos digitais cognitivos para o desenvolvimento das funções executivas e compreender a partir do olhar da criança as contribuições por elas percebidas ao participarem de um projeto envolvendo jogos digitais cognitivos. Os resultados apresentados pautam-se nas análises das observações, questionários aplicados e entrevistas realizadas com as crianças ao longo do projeto. Os resultados apontam que trabalhar com jogos torna o processo de aprendizagem prazeroso e atrativo para as crianças. Também indicam contribuições positivas em relação a aprendizagem de habilidades cognitivas e ao desenvolvimento de habilidades relacionadas as funções executivas. pt_BR
dc.description.abstract The study presents a research carried out in E.E.B. Padre Anchieta in the city of Florianópolis with a fourth grade class from Elementary School. The project proposed the use of the cognitive games of the Escola do Cérebro application, in order to identify the possibilities offered by digital games for the exercise of executive functions that can improve conditions for school learning. To do so, we start with a description of the conceptualization of games and executive functions to describe the contributions of the use of digital cognitive games to the development of executive functions and we try to comprehend through the child's perspective the contributions they perceive when participating in a project involving digital cognitive games. The results presented are based on the analysis of the observations, questionnaires applied and interviews conducted with the children throughout the project. The results show that working with games makes the learning process pleasurable and attractive for children. They also indicate positive contributions in relation to learning cognitive skills and the development of skills related to executive functions. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Funções executivas pt_BR
dc.subject jogo digital pt_BR
dc.subject aprendizagem pt_BR
dc.subject Escola do Cérebro pt_BR
dc.title Jogos Digitais Cognitivos: possibilidades de trabalho pedagógico para o aprimoramento das funções executivas pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Chagas, Lilane de Moura


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Mariana Carreira Oliveira.pdf 15.48Mb PDF View/Open

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