Caminhos da ágora: política e performance de rua a partir de ações do ERRO Grupo
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Head, Scott Correll |
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dc.contributor.author |
Dutra, Camila Horbatiuk |
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dc.date.accessioned |
2019-07-25T11:54:29Z |
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dc.date.available |
2019-07-25T11:54:29Z |
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dc.identifier.other |
357235 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198619 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2018. |
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dc.description.abstract |
Esta dissertação busca explorar as características e implicações das intervenções artísticas que chamo de performances de rua. A pesquisa se desenvolve a partir das questões levantadas pela experiência de participação em quatro ações do coletivo ERRO Grupo, realizadas entre os meses de junho de 2016 e abril de 2017 em espaços públicos de Florianópolis. Dando continuidade aos movimentos vanguardistas que mesclavam ética e estética na segunda metade do século XX em diferentes lugares do mundo, essas performances (que hibridizam teatro, dança, instalação e happening) se apresentam como ferramentas de expressão de preocupações e reivindicações dos cidadãos. Arte e vida se misturam nessas performances de modo que sua análise a partir do referencial teórico da Antropologia representa, para além de um olhar sobre uma modalidade artística específica, uma possibilidade de melhor compreender as intersecções e fronteiras entre arte, cidade e política. Dessa forma, parto das minhas experiências com as ações Enfim um Líder, POLIS, Memória e Trauma 1984 #2 e 23º Debate Público / Jogo Ágora para compor uma etnografia que reflita sobre como e por que performances de rua podem ser entendidas como políticas. |
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dc.description.abstract |
Abstract : This dissertation seeks to explore the characteristics and implications of the artistic interventions that I call street performances. The research develops from the issues raised by the experience of participating in four actions of the collective ERRO Grupo, held between June 2016 and April 2017 in public spaces in Florianópolis. Continuing the avant-garde movements that blended ethics and aesthetics in the second half of the twentieth century in different parts of the world, these performances (that hybridize theater, dance, installation and happening) are presented as tools to express concerns and demands of citizens. Art and life are mixed in these performances so that their analysis from the theoretical framework of Anthropology represents, beyond a look at a specific artistic modality, a possibility to better understand the intersections and borders between art, city and politics. In this way, I start from my experiences with actions Enfim um Líder, POLIS, Memória e Trauma 1984 # 2 and 23º Debate Público / Jogo Ágora to compose an ethnography that reflects on how and why street performances can be understood as political. |
en |
dc.format.extent |
130 p.| il. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Antropologia |
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dc.subject.classification |
Antropologia social |
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dc.subject.classification |
Performance (Arte) |
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dc.subject.classification |
Arte |
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dc.subject.classification |
Espaços públicos |
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dc.title |
Caminhos da ágora: política e performance de rua a partir de ações do ERRO Grupo |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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