Title: | O mestre apitou: mestres, apitos, nações de maracatu e suas ações religiosas, culturais e políticas |
Author: | Silva, Charles Raimundo da |
Abstract: |
Mestres, palavra polissêmica, que no maracatu nação traz em seus lábios o soar do apito, instrumento diminuto mas único e grandioso no comando da orquestra percussiva em seu ritmo conhecido como baque virado, inerente à corte real das nações de maracatu. Com seu forte cunho afro-religioso, a nação de maracatu tem em seus/a Mestres/a um complexo cultural que envolve suas sedes, ponto de encontro de fluxos diversos, estendendo redes tecidas para além de seus territórios imediatos. Dinâmicas de socialidade encontram-se na encruzilhada percorrida em suas quebras, idas e vindas, encontros e desencontros. Fluxos e contra-fluxos que provocam conhecimentos baseados na experiência africana e de seus descendentes no Brasil, mas não limitadas a ela. Músicas, estéticas, e sentidos criados no fazer, (re)criam (não como mera repetição) estratégias culturais e suas implicações políticas em jogos entre tradição e criatividade, atualizando propostas coletivas pautadas em sua trajetória de vida. Mestres/a perpassam e são perpassados/a por esses cruzamentos fomentando trânsitos e movimentos, empoderando-se enquanto sujeitos de seu tempo e agentes da sua história. Em seus estilos próprios, dinamizam a nação, que por sua vez, ressignifica seu território existencial. Os atuais grupos de maracatu estão intimamente ligados com este movimento. O carnaval como momento pleno desta experiência maracatu, dinamiza, expande e dá manutenção às nações enquanto reinados, quilombos, escolas negras, enquanto ensinamentos na força dos tambores, cantando sua herança, viva em experiências e performances na contemporaneidade. Abstract : Master, a polysemic word. In maracatu-nations, it echoes the sound of the whistle, the small but unique instrument that leads a percussive orchestra and its inherent baque virado(turned-around beat). With its strong African-based, religious nature, the maracatu-nation has in its Master a cultural complex that encompasses its venues and diverse meeting points, and extends networks which are woven beyond its immediate territories. Dynamics of sociality and cultural practices meet at the crossroads of their comings and goings, and of their matches and mismatches. Flows and counter-flows lead to knowledge based on the African experience, and on the experiences of Afro-descendants in Brazil, without being limited to these realities only. Songs, aesthetic qualities, and meanings constructed through practice (re)create cultural strategies and their political implications (not merely as repetition), in juxtapositions between tradition and creativity, which in turn update collective proposals that are based on their life trajectories. Masters go through and are crossed by these journeys. In them, they foster new paths and movements, and empower themselves as subjects of their own time and agents of their own histories. In their own styles, they make the maracatu-nations more dynamic, which, in turn, re-signifies their existential territory. The current maracatu groups are intimately connected to this movement. Carnival, as the apogee of this experience, makes the maracatu-nations more dynamic and expands them. It also maintains them as kingdoms, as quilombos, as Afro-descendant schools, and as teachings that take place through the power of the drums, through which they sing their heritage, which is live in contemporary experiences and performances. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198797 |
Date: | 2018 |
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PASO0471-T.pdf | 4.941Mb |
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