Entre o voo e pouso de Yapucani e os repertórios musicais xamanísticos do povo Ka'apor

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Entre o voo e pouso de Yapucani e os repertórios musicais xamanísticos do povo Ka'apor

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Bastos, Rafael José de Menezes
dc.contributor.author Camarinha, Hugo Maximino
dc.date.accessioned 2019-07-25T12:26:35Z
dc.date.available 2019-07-25T12:26:35Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.other 360721
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198995
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2019.
dc.description.abstract Os Ka'apor, são um grupo falante de língua do tronco Tupi, vivem no estado do Maranhão na Terra Indígena Alto Turiaçu e são cerca de 1.584 indígenas (IBGE 2010). Considerando o levantamento bibliográfico na área de antropologia, etnomusicologia, este estudo manteve o critério teórico dos trabalhos já desenvolvidos no âmbito de minha pesquisa sobre música Ka'apor. Nesse sentido, Etnografias da música indígena das Terras Baixas Sul Americanas, estudos sobre xamanismo, considerações desde antropologia, a relação medicina tradicional e música desde a etnomusicologia, subsidiaram esta investigação. A pesquisa de campo decorreu de forma intermitente por meio curtas visitas às aldeias Xié e Paracuí da TI Ka'apor, entre 2014, início da pesquisa, até ao momento, assim como investigação no Acervo Reserva Técnica Curt Nimuendajú do MPEG. Nesse contexto, visando o método etnográfico, a coleta de dados resultou por meio de observações, entrevistas; depoimentos e documentação vídeo e áudio, com foco principal no domínio musical relacionado ao xamanismo deste povo. No presente estudo constam a etnografia do ritual de pajelança, assim como preposições sobre música, não-humanos e o xamanismo. Fruto do contato com o campo e resultante etnográfica, dos levantamentos precedentes, e a partir de algumas asserções relativas à comparação entre práticas xamanísticas, percebi que o processo musical aplicado ao ritual de pajelança Ka apor, assiste a corporificação com transe (incorporação de agentes não-humanos), e a (conhecida) viagem do xamã (excorporação), alicerçada na musicalidade coletiva; enfatizo que os sujeitos não-humanos tupiwar têm um papel preponderante no processo musical, e que sua agencia pode ser percebida no ritual a partir das interferências e variações de elementos musicais como as de: dinâmica, pulso e altura. Por este conjunto de permissivas, refuto a alegação de que o xamanismo foi extinto entre os Ka'apor.
dc.description.abstract Abstract : The Ka'apor are a talking group of Tupi language, living in the state of Maranhão in the Alto Turiaçu Indigenous Land. This people are about 1,584 Indians (IBGE 2010). Considering the literature review in anthropology and ethnomusicology, the study remained the theoretical criterion of the work already undertaken in my research on Ka'apor music. In this sense, Ethnographies the indigenous music of the Lowlands South America, studies on shamanism from anthropology, the relationship of traditional medicine and music from ethnomusicology, subsidize this research. The fieldwork took place intermittently through the visits to the villages Xié and Paracuí from Ka'apor IL, between 2014, until today, as well as research in the Technical Reserve (ethnographic collection) Curt Nimuendajú - Gueldi Museum. In this context, the ethnographic method, the data collection was made through observations and interviews; testimonials and audio-visual recordings, and mainly with a primary focus in the musical field related to shamanism of this people. In the present study is included the ethnography of shamanic ritual, as well as prepositions about music, non-human and shamanism. As a result of contact with the field and the resulting from previous surveys, and also from some assertions concerning the comparison of shamanistic practices realized that musical process applied to pajelança ritual Ka'apor, succeeds the embodiment with trance (incorporation of non-human agents), and the (known) shaman's journey, based on the collective musicianship; I emphasize that the subject non-human tupiwar have a leading role in the musical process, and that his agency can be perceived in the ritual from the interference and variations of musical elements such as: dynamic, pulse and vocal pitch. For this set of permissive, I refute the claim that shamanism was extinguished between the Ka'apor indigenous peolpe. en
dc.format.extent 201 p.| il., gráfs.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Antropologia social
dc.subject.classification Índios Urubu
dc.subject.classification Xamanismo
dc.subject.classification Etnomusicologia
dc.title Entre o voo e pouso de Yapucani e os repertórios musicais xamanísticos do povo Ka'apor
dc.type Dissertação (Mestrado)


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