Abstract:
|
O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo principal investigar as matrizes simbólicas presentes nas invenções construídas por crianças de cinco a seis anos de idade, com material de sucata, numa oficina de arte realizada em um contexto de educação infantil. Tal oficina e invenções foram engendradas dentro de uma proposta de ampliação dos repertórios artísticos e culturais das crianças, contemplando as invenções do renascentista italiano Leonardo Da Vinci (1452-1519). Tal proposta foi realizada dentro de um percurso de estágio curricular obrigatório do curso de pedagogia da UFSC. A pesquisa em evidência tem como principal fundamentação teórica o campo da fenomenologia com as pesquisas sobre imaginação simbólica ou material na infância, como no caso da pesquisadora Sandra Richter e de GandhyPiorski e, certamente, dos estudos fenomenológicos de Gaston Bachelard (1884-1962). A investigação é de cunho qualitativo, tendo como material de análise fotografias das invenções das crianças, bem como os registros, escritos de suas falas sobre as suas próprias criações. A pesquisa aponta para a necessidade, em especial no campo da pedagogia, da expansão dos modos de compreender as múltiplas dimensões que constituem o sujeito criança, destacando sua dimensão cosmogônica e a imaginação na infância, como sendo seu corpo semântico, usa fonte primordial de recursos de expressão (PIORSKI, 2016). Do mesmo modo, chama a atenção para uma dimensão pouco observada, identificada, valorizada nas criações-invenções das crianças – a partir das forças que expandem e nutrem a imaginação material – ou seja, os quatro elementos (BACHELARD, 1998, p.04): terra, fogo, água e ar e como estes se apresentam nas criações. Por fim, discute e aponta a necessidade das oficinas de arte em instituições de educação infantil que aproximem as crianças de experiências com os quatro elementos da natureza. |