Title: | Oficina como metodologia ativa em um jogo de mídia-educação: um estudo de caso do Game Comenius |
Author: | Assumpção, Maria Eduarda Santiago |
Abstract: |
O objetivo principal desta pesquisa foi criar, aplicar e avaliar uma oficina de capacitação para uso de mídias, e, ao mesmo tempo, de teste de um protótipo de um jogo educativo desenvolvido na Universidade Federal de Santa Catarina voltado para formação de professores. A base teórica vem da mídia-educação, do letramento midiático e do game design possibilitando o estudo na área. O estudo de caso foi feito com o Game Comenius que tem como objetivo ensinar sobre o uso de mídias de forma crítica para diversificação das práticas didáticas. A pesquisa é qualitativa, exploratória, empírica e aplicada. Através da observação da oficina e de instrumentos de coleta como formulários de avaliação, investigamos o que os estudantes de licenciatura perceberam do processo de prototipagem, do que aprenderam sobre o jogo, possibilitando aperfeiçoar o protótipo. Os resultados mostraram que mesmo em uma turma que a maioria das pessoas não costumam jogar e não se identificam como jogadores, mais de 90% da turma conseguiu se divertir e absorver algum conhecimento com o jogo educativo. Constam nesta pesquisa os feedbacks e comentários dos questionários que revelaram dados, elogios, críticas e sugestões que levaram a equipe a mudar a forma como o protótipo do jogo estava sendo desenvolvido. É válido recomendar pesquisas futuras com o Game Comenius sugerindo outro público-alvo como forma de simular uma sala, assim como incentivar a criação de novos jogos educativos nas universidades públicas para ampliar e beneficiar na formação de futuros professores. The main goal of this research was to create, apply and evaluate a training workshop about the use of media and simultaneously test an educational game prototype developed at Universidade Federal de Santa Catarina directed to the education of teachers. The theoretical framework comes from media-education, from media literacy and game design, making the study of this subject possible. The case study was done with Game Comenius which aims to teach about the use of media as an important means of diversification of teaching practices. The research is qualitative, exploratory, empirical and applied. Through workshop observation and gathering tools such as evaluation forms we were able to explore what Education students discovered about the prototype process, learned about the game, therefore making it possible for us to improve the prototype. The results showed that even in a group that most people do not usually play and do not identify as players, more than 80% of the class managed to have fun and absorb some knowledge with the educational game. This research contains the feedbacks and comments from the questionnaires that revealed data, praise, criticism and suggestions that led the team to change the way the game prototype was being developed. It’s important to propose future research with Game Comenius using a different target market as a way of simulating a classroom, and furthermore encourage the development of new educational games in public universities to broaden the options for the education of future teachers. |
Description: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199696 |
Date: | 2019-06-25 |
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Maria Eduarda Santiago Assumpção.pdf | 2.136Mb |
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