dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Merino, Eugenio Andrés Díaz |
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dc.contributor.author |
Alves, Carlos Alexandre |
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dc.date.accessioned |
2019-08-19T18:44:11Z |
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dc.date.available |
2019-08-19T18:44:11Z |
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dc.date.issued |
2019-07-11 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199928 |
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dc.description |
PCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design. |
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dc.description.abstract |
A execução de um instrumento de corda é possível normalmente através do toque das mãos sobre as cordas – uma mão que dita o ritmo e outra que faz a melodia - gerando vibrações, sons e ritmos que geram bem-estar para quem o toca e aos que estão ao redor. Os usuários a serem alcançados com esse projeto são pessoas com alguma deficiência congênita em uma das mãos ou principalmente, quem sofreu mutilação ou amputação em uma das mãos na altura do punho. Este projeto teve como objetivo desenvolver uma prótese de membro superior que pudesse ser usada para segurar uma palheta para se tocar um instrumento de corda, no caso específico deste projeto, um violão. Por meio da metodologia GODP (Guia de Orientação para o Desenvolvimento de Projetos) na primeira etapa identificou-se a oportunidade de projeto através do contato com uma deficiente física, suas limitações e a sua incapacidade de poder tocar um violão. Em seguida, fez-se uma pesquisa sobre o tema e a relevância de tal produto para a sociedade, além de levantamento de dados baseados em sites especializados, artigos científicos e pessoas da área da saúde. Assim, foi possível obter informações e entender um pouco mais sobre a realidade, necessidades e expectativas deste tipo de usuário no seu dia-a-dia, observando os temas usabilidade, ergonomia, antropometria e biomecânica. Como não havia tal produto especifico no mercado, se obteve informações sobre próteses de mão de uma forma geral, sua estrutura e funcionamento, além de características históricas e avanços tecnológicos nesta área. As informações foram, então, organizadas por meio de painéis semânticos referentes ao usuário, produto e contexto de uso. A partir de todos os dados levantados, geraram-se os requisitos de projeto, que foram a base para a geração de alternativas e para a escolha da que mais se adequava ao projeto. Após a criação dos protótipos e a definição da alternativa final, iniciou-se sua modelagem em um programa CAD 3D e sua materialização por meio de uma impressora 3D. Por fim, a ideia deste projeto gerou um produto novo, extremamente simples e acessível que vai de encontro a esta necessidade especifica do usuário que deseja se dedicar ao estudo de um instrumento de corda e aproveitar de todos os benefícios que a música traz. Apenas um primeiro passo para que outros designers atentem a estas demandas e deem sequência aos estudos nesta área.
Palavras-chave: Design de produto; Tecnologia assistiva; Prótese de membro superior; Música; Violão; Projeto Centrado no Usuário. |
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dc.description.abstract |
The touch of the hands on the strings generate the sound of the string instrument - one hand creating the rhythm and the other creating the melody. They generate vibrations, sounds and rhythms that may cause feelings of well-being to the individual who plays the instrument and those around him. The users focused on this project are people with congenital disability in one hand and especially people who suffered mutilation or amputation in one hand at the height of the wrist. This project aimed to develop a limb prosthesis that could be used to hold a reed to play a string instrument. Through the GODP (Project Development Guidance Guide) methodology, the first stage identified the project opportunity through the contact with a physically handicapped person and his limitations and frustration for not being able to play a guitar. Then, the subject was researched and the relevance of such a product to society was assessed. The data collection focused specialized websites, scientific articles and health personnel. Thus the information obtained made it possible to understand a little more about the reality, needs and expectations of this type of user in their daily life, taking into account usability, ergonomics, anthropometry and biomechanics. As there was no such specific product in the market, information on hand prostheses in general, their structure and functioning, as well as historical characteristics and technological advances in this area were obtained. The information was then laid out into semantic panels referring to the user, product and context of use. The design requirements were generated from all the data collected, which were the basis for the creation of alternatives and the selection of the best suited for the project. After the creation of the prototypes and the definition of the final alternative, the modeling in a 3D CAD program and its materialization through a 3D printer began. Finally, the idea of this project has generated a new product that is extremely simple and accessible. It addresses this specific user needs, since he wishes to practice a string instrument and enjoy all the benefits music brings. This is just a first step suggesting researches by other designers wanting to address these needs in follow up studies in this area.
Keywords: Product design; Assistive technology; Upper limb prosthesis; Music; Guitar; User-Centered Design. |
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dc.format.extent |
127 |
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dc.language.iso |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Design de Produto |
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dc.subject |
Tecnologia Assistiva |
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dc.subject |
Impressão 3D |
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dc.subject |
Prótese para mão |
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dc.subject |
Prótese para tocar violão |
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dc.title |
Design e tecnologia assistiva: desenvolvimento de prótese não articulada para tocar violão |
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dc.type |
TCCgrad |
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