Entre manuscritos, desenhos e esculturas: métodos de Franklin Cascaes para representar a presença negra na Ilha de Santa Catarina

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Entre manuscritos, desenhos e esculturas: métodos de Franklin Cascaes para representar a presença negra na Ilha de Santa Catarina

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Silva, Mônica Martins da
dc.contributor.author Silva, Hudson Louback Coutinho da
dc.date.accessioned 2019-08-19T19:56:32Z
dc.date.available 2019-08-19T19:56:32Z
dc.date.issued 2019-07-04
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199931
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. História pt_BR
dc.description.abstract Ao longo do século XX, memorialistas e historiadores construíram uma identidade açoriana para o litoral de Santa Catarina e para isso foi necessário negligenciar e silenciar outras culturas, como a cultura dos africanos e de seus descendentes que também viviam na região desde o século XVIII. Em meio a esse cenário, o artista Franklin Joaquim Cascaes produziu um acervo artístico que foi apropriado para, em partes legitimar essa identidade europeia. Para isso, aspectos da sua obra foram deixados de lado, e deram ênfase para o “universo açoriano”. Seus escritos pessoais, seus cadernos e manuscritos, contêm relatos sobre africanos e afrodescendentes no cotidiano da Ilha de Santa Catarina, transposto para suas esculturas e desenhos. Percebemos que não foi algo impensado, mas o artista utilizou-se de métodos para retratá-los. Cascaes narrou histórias da presença africana, não apenas no período da escravidão, mas no pós-abolição, com suas festas, danças e religiosidade. Utilizamos entre outras obras, os conjuntos de esculturas: Dança do Cacumbi, Dança dos pretos velhos do Caxangá e as Procissões da Mudança e Senhor Jesus dos Passos. Por meio destas obras buscamos analisar seus métodos e sua visão dos espaços em que estes homens e mulheres estavam inseridos na sociedade catarinense. pt_BR
dc.format.extent 97 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Africanidade pt_BR
dc.subject Cacumbi pt_BR
dc.subject Caxangá pt_BR
dc.subject Folclore pt_BR
dc.subject Religiosidade pt_BR
dc.title Entre manuscritos, desenhos e esculturas: métodos de Franklin Cascaes para representar a presença negra na Ilha de Santa Catarina pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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TCC Hudson versão final com correçoes.pdf 2.883Mb PDF View/Open

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