dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Wu, Roberto |
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dc.contributor.author |
Silva, Tobias Alencastro |
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dc.date.accessioned |
2019-11-01T19:55:28Z |
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dc.date.available |
2019-11-01T19:55:28Z |
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dc.date.issued |
2019-10-01 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201423 |
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dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Filosofia. |
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dc.description.abstract |
O objetivo central deste trabalho é apresentar de maneira compreensiva e didática os conceitos principais da pós-fenomenologia de Don Ihde. Ela é “pós”, pois mesmo valendo-se de conceitos da fenomenologia clássica elaborados por pensadores como Husserl, Heidegger, e Merleau-Ponty, busca diferentes possibilidades de investigação fenomenológica utilizando as lentes oferecidas por estes filósofos. Nesta passagem da fenomenologia clássica para a pós, Ihde emprega uma estratégia variacional, ou seja, a capacidade de combinar e cambiar diferentes enfoques fenomenológicos, diante da heterogeneidade e multiplicidade do contexto tecnológico. Seguindo este método, as relações entre homem, tecnologia e o mundo podem “falar por si”, revelando características antes veladas. O que este projeto pós-fenomenológico deverá possibilitar em primeiro lugar, é a observância dos fenômenos das relações humano-tecnologia, independentemente do tipo de tecnologia ou contexto cultural onde as interações ocorrem. Ihde pretende estruturar seu projeto filosófico para que tenha certa flexibilidade, sem perder um referencial teórico bem estruturado e definido, espelhando-se de certa forma na metodologia científica, para que se possa então empregá-la no mundo da vida de forma prática. O caráter flexível e adaptável, porém, rigoroso e estruturado da pós-fenomenologia tem em vista que suas referências conceituais como, por exemplo, a multiestabilidade, sirva de guias para uma investigação sobre a tecnologia e suas relações com o humano não só no campo da filosofia. A pós-fenomenologia ao ser aplicada como metodologia de investigação que visa em primeiro lugar tecnologias particulares, possibilita que se observem questões que antes não haviam sido consideradas, ou encontravam-se à margem. A dinâmica característica das relações entre seres humanos e tecnologia implica em ampliações e reduções de contextos, dos mais simples aos mais complexos, e considerando a vastidão das tecnologias com as quais construímos nossa realidade hoje, é preciso estar atento não ao que vemos ou sentimos diretamente através de nossa percepção natural, mas sim, como vemos e sentimos através das mediações tecnológicas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The main objective of this work is to present in a comprehensive and didactic way the main concepts of Don Ihde's post-phenomenology. It is "post," because it is inspired by concepts of classical phenomenology founded by thinkers such as Husserl, Heidegger, and Merleau-Ponty, but it seeks different possibilities for phenomenological inquiry through the lens offered by these philosophers. Ihde employs a variational strategy, that is, the ability to combine and change different phenomenological approaches, in view of the heterogeneity and multiplicity of the technological context, to understand relations situated in it. Following this method, relations between man, technology and the world can “speak for themselves”, revealing previously veiled features. What this postphenomenological project should make possible firstly is the observance of the phenomena of human-technology relations, regardless of the type of technology or cultural context in which those interactions occur. Ihde intends to structure his philosophical project so that it has some flexibility, without losing a well-defined and resourceful theoretical framework, reflecting in a certain way the scientific methodology, so that it can then be used in our lifeworld in a practical way. The flexible and adaptable, but rigorous and structured framework of postphenomenology aims to ensure that its conceptual references, such as multistability, guide an investigation of technology and its relationships with the human not only via philosophical approach, but also a research methodology that primarily looks at particular technologies and enables one to look at issues that had not been considered before or were on the sidelines. The characteristic dynamic of human-technology relations imply amplification and reduction of contexts, from the simplest to the most complex, and considering the myriad of technologies with which we construct our reality today, urge us to be aware not only of what we see or feel directly through our natural perception, but rather, how do we see and feel through technological mediations. |
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dc.format.extent |
56 f. |
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dc.language.iso |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.rights |
Open Access |
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dc.subject |
Pós-fenomenologia |
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dc.subject |
Don Ihde |
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dc.subject |
Intencionalidade |
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dc.subject |
Tecnologia |
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dc.subject |
Tecnocultura |
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dc.subject |
Postphenomenology |
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dc.subject |
Intentionality |
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dc.subject |
Technology |
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dc.subject |
Technoculture |
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dc.title |
A pós-fenomenologia de Don Ihde: um caminho para a análise da intencionalidade nos dispositivos tecnológicos |
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dc.type |
TCCgrad |
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