O olho no infinito ou o infinito no olho? Pensando matemática por meio de pinturas de Victor Meirelles
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dc.contributor.author |
Schuck, Cássia Aline |
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dc.date.accessioned |
2019-12-18T14:58:20Z |
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dc.date.available |
2019-12-18T14:58:20Z |
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dc.date.issued |
2012 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203140 |
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dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta um estudo sobre como relacionar pensamento matemático por
meio de imagens de pinturas artísticas. Considera-se, em particular, a noção de infinito
para compreender como práticas de olhar ao infinito e de representá-lo foram instituídas
no âmbito da cultura, transformando-se em um modelo representativo tanto na Arte,
quanto na Matemática. Estudam-se modos de representar o infinito no espaço pictórico,
imbricados em conceitos sobre o mesmo. Dando-se ênfase à perspectiva central criada
no Renascimento. A fim de se praticar formas de olhar ao infinito, destacando o
pensamento matemático, apresenta-se uma análise em duas obras do artista catarinense
Victor Meirelles. Com isto, conclui-se que imagens da arte podem proporcionar
exercícios da atividade matemática. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Infinito |
pt_BR |
dc.subject |
Arte |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Matemática |
pt_BR |
dc.title |
O olho no infinito ou o infinito no olho? Pensando matemática por meio de pinturas de Victor Meirelles |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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