Abstract:
|
Este trabalho tem a finalidade de discutir a técnica da perspectiva em obras
plásticas com o intuito de pensar possibilidades de ensino.
Para tanto inicia-se com as primeiras representações pictóricas feitas pelo
homem, na Pré-História; discute-se este mesmo conhecimento nos povos da
Mesopotâmia; analisa-se a arte bidimensional dos egípcios; adentra-se na civilização
grega, refletindo sobre seu modo específico de utilizar a perspectiva e as muitas
contribuições de seus personagens; analisa-se ainda, a representação da perspectiva no
Império Romano e Bizantino, no povo árabe e seu mais fiel representante, Alhazen;
Depois embrenha-se pela Idade Média, discutindo-se a arte Românica e Gótica.
E, enfim, o Renascimento, com o retorno dos conhecimentos gregos e o auge da
aplicação da perspectiva, analisando as descobertas, os experimentos e as realizações de
seus exploradores na busca por mais conhecimento e aprimoramento das técnicas de
representação.
Mostra-se a vida de alguns homens que fizeram a história da perspectiva e suas
contribuições, dentre eles Euclides, Alhazen, Giotto, Brunelleschi, Jan Van Eyck,
Masaccio, Alberti, Della Francesca, Da Vinci, Dürer, Michelângelo e Rafael.
E, finalmente, trataremos a técnica da perspectiva propriamente dita, mostrando
os vários tipos e suas classificações, para pensar caminhos que possam contribuir para a
educação, com questões interdisciplinares entre a Arte, a Técnica de Desenho, a
História, a Matemática, entre outras. |