O processo de patrimonialização do “Theatro Adolpho Mello” (São José - SC)
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Pereira, Pedro Mülbersted |
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dc.contributor.author |
Blum, Aline |
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dc.date.accessioned |
2020-02-20T00:43:24Z |
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dc.date.available |
2020-02-20T00:43:24Z |
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dc.date.issued |
2019-11-28 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204300 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. História |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como propósito discutir o processo de patrimonialização do Theatro Adolpho Mello (TAM), localizado no Centro Histórico de São José, e a relação desse patrimônio com a comunidade josefense. A narrativa apresentará a trajetória de pesquisa e a busca por documentos para compor o presente trabalho; analisará a seleção do TAM como patrimônio cultural; os valores que ele representa; a trajetória da legislação de São José, do Plano Diretor; como os agentes envolvidos com o teatro aparecem nos jornais; e a relação da comunidade com esse bem tombado/patrimonializado. Para realizar essa discussão, trabalho com o conceito de patrimônio cultural, de acordo com Abreu e Chagas (2003), Canani (2005), Gasparini (2005), Machado e Pereira (2008), com o conceito de educação patrimonial, segundo Albuquerque (2012), Cavalcanti, Feitosa e Mota (2015) e Demarchi (2018) e com o conceito de patrimonialização de Castro e Tavares (2016). Foram utilizadas como fontes: o Plano Diretor de 1985, assim como as novas propostas de PDs de 2004 e 2016; o Decreto Oficial de tombamento do Theatro Adolpho Mello; as Correspondências e ofícios da Fundação Municipal de Cultura e Turismo de São José acerca da escritura do Theatro Adolpho Mello; notícias de jornais a respeito do TAM; e entrevistas concedidas ao blog “Memória Adolpho Mello”. O trabalho foi dividido em dois capítulos: no primeiro, apresenta-se um breve histórico da trajetória do Theatro Adolpho Mello, com o intuito de compreender a “escolha” dele como Patrimônio Histórico Cultural de São José, e as políticas públicas de São José. No segundo capítulo, aborda-se o processo de tombamento do Theatro Adolpho Mello a nível municipal, suas motivações e interesses e o uso que se faz do patrimônio posteriormente ao seu tombo. Sendo assim, a pesquisa demonstrou que o processo de patrimonialização do Theatro Adolpho Mello ocorreu em meio a políticas públicas defasadas, jogos de interesses e descaso com o patrimônio. |
pt_BR |
dc.format.extent |
80 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
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dc.subject |
Theatro Adolpho Mello (TAM) |
pt_BR |
dc.subject |
Patrimônio Cultural |
pt_BR |
dc.subject |
Patrimonialização |
pt_BR |
dc.subject |
Descaso |
pt_BR |
dc.title |
O processo de patrimonialização do “Theatro Adolpho Mello” (São José - SC) |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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