O teatro documentário como instrumento para o ensino racionalista de história: uma ferramenta didática para o estudo da ditadura empresarial-militar brasileira
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Silva, Janine Gomes da |
|
dc.contributor.author |
Silochi, Lucas Fernandes |
|
dc.date.accessioned |
2020-02-20T17:33:00Z |
|
dc.date.available |
2020-02-20T17:33:00Z |
|
dc.date.issued |
2019-12-17 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204329 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. História |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho realiza uma revisão histórica do teatro documentário e da pedagogia racionalista, a partir da trajetória de seus principais formuladores - Erwin Piscator e Francisco Ferrer y Guardia, respectivamente -, evidenciando os seus vínculos com diferentes setores do movimento operário. O objetivo desse enfoque consiste na defesa do uso do teatro documentário como ferramenta didática para a formação histórica segundo os princípios do ensino racionalista. A origem do teatro documentário está relacionada com movimentos de vanguarda estética e política, constituindo um campo com grande potencial de reatualização e de instrumentalização da sua função didática. Partimos da premissa educativa que é implícita a ambos os fenômenos, o racionalismo pedagógico e o teatro documentário, para finalmente traçar algumas similaridades entre seus contextos, objetivos e métodos, e considerar sobre sua aplicação ao ensino de história. A emergência de ambas as práticas aconteceu no seio do movimento dos trabalhadores, onde foram desenvolvidas e difundidas como uma resposta autônoma à demanda de educação operária. Tanto o movimento da Escola Moderna, paradigma histórico do ensino racionalista, quanto o movimento Volksbühne, berço do teatro épico moderno, constituíram instrumentos de auto formação da classe trabalhadora. O trabalho metódico da produção da peça documentária realizado sobre fontes históricas, aliado à funcionalidade educativa dessa forma teatral, oferece um meio de formação histórica coerente com os princípios do ensino racionalista da história. As características da forma documentária proporcionam uma abordagem particularmente adequada à temática da ditadura empresarial-militar brasileira, assunto matizado por memórias difíceis e abundantemente abastecido por acervos diversos. |
pt_BR |
dc.format.extent |
74 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
Racionalismo pedagógico |
pt_BR |
dc.subject |
Teatro documentário |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de história |
pt_BR |
dc.subject |
Ditadura empresarial-militar no Brasil |
pt_BR |
dc.title |
O teatro documentário como instrumento para o ensino racionalista de história: uma ferramenta didática para o estudo da ditadura empresarial-militar brasileira |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar