Title: | Relações e diferenças: a ação política Kaiowa e suas partes |
Author: | Cariaga, Diógenes Egidio |
Abstract: |
A tese apresentada é uma descrição etnográfica dos modos kaiowa de fazer e desfazer coletivos através das transformações nas práticas e estilos de liderança. As famílias kaiowa que vivem na região dos rios Dourados e Brilhante, no MS experimentam desde o final do século XIX a intensificação progressiva do aumento da presença dos brancos, suas práticas, conhecimentos, poderes e tecnologias (karai reko kwera). Estas relações produziram transformações profundas nos estilos de vida, regimes de conhecimentos e formas de gestão da vidacoletiva deste grupo étnico, todavia, tendo como prerrogativa que as relações com os brancos são apenas mais uma das formas de alteridade no mundo ameríndio. O texto a seguir procura apresentar através das narrativas Kaiowa de criação e transformação do mundo, uma perspectiva sobre a vida social e uma teoria política centrada em múltiplas formas relacionais aos que conectam mundos e regimes de conhecimento humanos e não humanos através da produção de pessoas, do prestígio e da moralidade kaiowa (teko). Tendo em vista que diante da experiência histórica do aumento progressivo das relações com a sociedade nacional e seus procedimentos de governo, a etnografia aqui apresentada procura cotejar como os kaiowa têm produzido reflexões e diferentes métodos de agenciar partes destas relações investindo na multiplicação de seus modos de existência (ava reko kwera) e por sua vez, na emergência de novos e novas personagens da política capazes de mobilizar pessoas e assim produzir outros sistemas de coletivização. Abstract : The thesis presented here is an ethnographic description of Kaiowa modes of making and unmaking collectives through transformations in styles of leadership. The Kaiowa families living in the region of the Dourados and Brilhante rivers, in MS, have experienced since the end of the 19th century the progressive increase of the presence of white people, their modes of being, knowledge, powers and technologies (karairekokuera). These relations have produced profound shifts in Kaiowa modes of living, knowledge regimes and forms of collective life management. However, maintaining as a prerogative that relations with whites are but one of the forms of alterity in the Amerindian world, this text seeks, through Kaiowa narratives of creation and transformation of the world, to demonstrate to readers a perspective on social life and a political theory centered on multiple relational forms that connect human and non-human worlds and knowledge regimes through the production of people, prestige and Kaiowa morality (teko).Keeping in mind the historic experience of the progressive increase in relations with Brazilian national society and its modes of government, the ethnography presented here aims to analyze how the Kaiowa have produced reflections and different ways of negotiating parts of these relations by investing in the multiplication of their modes of existence (ava reko kuera) and, in turn, in the emergence of new figures in politics capable of mobilizing persons and, as such, producing new ways of collectivization. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204486 |
Date: | 2019 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PASO0494-T.pdf | 4.122Mb |
View/ |