dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Losso, Tiago Bahia |
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dc.contributor.author |
Lobo, Iann Endo |
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dc.date.accessioned |
2020-02-28T18:06:16Z |
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dc.date.available |
2020-02-28T18:06:16Z |
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dc.date.issued |
2019 |
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dc.identifier.other |
360921 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204492 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2019. |
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dc.description.abstract |
O objetivo da presente dissertação é analisar a natureza e a crise do liberalismo moderno segundo o filósofo político Leo Strauss. Tal objeto se funda na convicção de que o pensamento de Leo Strauss pode nos auxiliar a compreender os dilemas e problemáticas que a crise da modernidade trouxe para o pensamento político, com ênfase para o liberalismo. Strauss avaliara que a crise da razão moderna, instaurada na terceira onda da modernidade, ameaçava os regimes liberais. O relativismo daí insurgente ameaçava os pricípios do direito natural moderno com o qual o liberalismo nasceu e vigorou, de modo a enfraquecer a defesa do liberalismo frente a inimigos externos, como o socialismo e o fascismo, tal como padeceu a curta República alemã de Weimar; assim como, levava a problemas internos como a tolerância irrestrita a qualquer forma de vida, tomando como base o princípio de autodeterminação individual, fato que poderia acarretar não no perigo do radicalismo, mas na simples mediocrização da cultura de massas, oposta ao valor clássico da busca pela excelência humana. Para realizar seu objetivo a dissertação subdivide-se em tês partes, a primeiro discorre sobre a manifestação contemporânea da crise do pensamento Ocidental e consequentemente do liberalismo, segundo Leo Strauss. Nesse ponto, os principais elementos da crise são analisados, o relativismo, o historicismo radical e a separação entre fatos e valores, assim como seus principais propulsores, Nietzsche, Heidegger e Weber. O segundo trata da gênese do direito natural moderno de Thomas Hobbes, cuja alteração do direito natural clássico engendrou os princípios do liberalismo político, com sua ênfase nos direitos dos indivíduos, enquanto distinto, dos deveres naturais. O terceiro dedica-se à investigação da filosofia política de Locke, focalizando a maneira como o filósofo inglês engendrou a partir do solo preparado por Hobbes, sua doutrina do liberalismo de orientação economicista. |
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dc.description.abstract |
Abstract : he aim of this dissertation is to analyze the nature and the crisis of modern liberalism according to the political philosopher Leo Strauss. This object is based on the belief that Leo Strauss's thinking can help us to understand the dilemmas and problems that the crisis of modernity has brought to political thought, with an emphasis on political liberalism. Strauss had reckoned that the crisis of modern reason, set in the third wave of modernity, threatened the liberal regimes. The insurgent relativism threatened the prerogatives of modern natural law with which liberalism was born and enforced, so as to weaken the defense of liberalism against external enemies such as socialism and fascism, as suffered by the short German republic of Weimar; as well as leading to internal problems such as unrestricted tolerance of any form of life, based on the principle of individual self-determination, a fact that could lead not to the danger of radicalism, but to the mediocrisation of mass culture, contrary to the classical value of search for human excellence. To accomplish its purpose the dissertation is subdivided into three parts, the first discusses the contemporary manifestation of the crisis of Western thought and consequently of liberalism, according to Leo Strauss. At this point, the main elements of the crisis are analyzed, relativism, radical historicism and the separation of facts and values, as well as its main drivers, Nietzsche, Heidegger and Weber. The second deals with the genesis of modern natural law by Thomas Hobbes, whose alteration of classical natural law engendered the principles of political liberalism, with its emphasis on the rights of individuals, while distinct from natural duties. The third is devoted to the investigation of Locke's political philosophy, focusing on the way the English philosopher engendered from the soil prepared by Hobbes, his doctrine of economistically oriented liberalism. |
en |
dc.format.extent |
101 p. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Sociologia política |
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dc.subject.classification |
Democracia |
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dc.subject.classification |
Ciência política |
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dc.subject.classification |
Ciência política |
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dc.title |
Gênese e crise do liberalismo no pensamento de Leo Strauss |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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dc.contributor.advisor-co |
Costa, Jean Gabriel Castro da |
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