Contato improvisação: uma estética vivida
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Braida, Celso Reni |
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dc.contributor.author |
Wundervald, Antônio Augusto Menezes |
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dc.date.accessioned |
2020-03-19T18:23:56Z |
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dc.date.available |
2020-03-19T18:23:56Z |
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dc.date.issued |
2019-11-29 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204917 |
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dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Filosofia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho se desenvolve como uma investigação sobre um gênero da dança contemporânea, chamado Contato Improvisação. Tomando-o como objeto de pesquisa em que teorias filosóficas orbitam como um instrumento de análise. Contemplando a gênese e desenvolvimento histórico do Contato Improvisação, para contemplar suas principais características como uma dança do simples mover que requer uma profunda concentração nas percepções. Após o evidenciar do objeto, se questiona a possibilidade artístico-estético de sua prática, que será analisada através de três arcabouços teóricos. Iniciando com “Verdade e Método” de Gadamer, investigando os conceitos de jogo e vivência, que demonstram a capacidade da lúdica e envolvente da arte. Depois, analisamos a obra “Produção de presença” de Hans Ulrich Gumbrecht, que reflete sobre uma arte não representativa, através de reflexão sobre a predominância do paradigma hermenêutica na contemporaneidade. Com tal diagnóstico de Gumbrecht, se percebe o Contato Improvisação como uma arte sem representação, que surgiu como um dispositivo contra a saturação da tradição. Com o último escopo teórico analisado, o texto “T.A.Z.” de Hakim Bay, indica-se a possibilidade de uma arte acontecimento, fora do museu e do palco, sem deixar qualquer objeto posterior, pois é uma arte que se dá na vivência. Ao fim do trabalho, percebe-se um gênero de dança que possibilita e busca uma fruição artístico-estética para seus próprios dançarinos, quando focam sua atenção nas percepções do corpo. |
pt_BR |
dc.format.extent |
43 |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
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dc.subject |
Contato improvisação; Presença; Dança; Autonomia. |
pt_BR |
dc.title |
Contato improvisação: uma estética vivida |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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