Title: | A realidade virtual e aumentada como ferramenta auxiliar no ensino de projeto arquitetônico : um estudo de caso em disciplinas de projeto de arquitetura e urbanismo |
Author: | Pereira, Vinícius Coutinho |
Abstract: |
O trabalho propõe uma metodologia que se apropria de técnicas de Realidade Virtual e Aumentada no ensino de projeto em cursos de Arquitetura e Urbanismo. O ponto de partida foi a aproximação com a teoria relativa a tema na Revisão Bibliográfica, correlacionando com uma contextualização à área através do resgate teórico do Processo de Desenvolvimento de projeto relacionado a tecnologias digitais. Na sua fase prática, a pesquisa foi composta pelo desenvolvimento de três Estudos de Caso conduzidos em disciplinas de Projeto que abordam as escalas da Arquitetura, do Urbano e do Paisagismo em um conceito de multidisciplinaridade integrada. Todos os estudos contaram com processos evolutivos que marcaram os avanços da pesquisa, dentre os quais se destaca a participação voluntária dos alunos, no Estudo Piloto, passando a uma participação exigida pelos professores nos estudos sequentes, marcando o dinamismo da pesquisa em todas as esferas em que atingiu. Destaca-se ainda a organização de oficinas e treinamentos, as dinâmicas de interação com os modelos físicos, a forma de condução das bancas de apresentação, dentre outros fatores relevantes que foram emergindo no decorrer do processo. Ao final, as conclusões se estabeleceram na importância do corpo docente em incentivar a aplicação de tecnologias em sala de aula, e que estas, são capazes de auxiliar os acadêmicos em projeto, seja pela compreensão espacial, visualização imersiva e em apresentações interativas, potencializando a qualidade e entendimento dos trabalhos. Abstract: The work proposes a methodology that appropriates Virtual and Augmented Reality techniques in project learning in Architecture and Urbanism courses. The starting point was the near line with the theory related to the theme in the Bibliographic Review, correlating with a contextualization to the area through the theoretical rescue of the Project Development Process related to digital technologies. In its practical phase, the research was composed by the development of three Case Studies conducted in Project disciplines that approach the scales of Architecture, Urban and Landscaping in a concept of integrated multidisciplinary. All the studies had evolutionary processes that marked the advances of the research, among which the voluntary participation of the students in the Pilot Study stands out, happening to a participation demanded by the teachers in the following studies, marking the dynamism of the research in all the spheres in that hit. It is also worth mentioning the organization of workshops and training, the dynamics of interaction with physical models, the way of conducting presentation booths, and other relevant factors that emerged during the process. At the end, the conclusions were based on the importance of the faculty in encouraging the application of technologies in the classroom, and that these, are able to assist the students in design, be it by the spatial comprehension, immersive visualization and in interactive presentations, quality and understanding of the work. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2018 |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205119 |
Date: | 2018 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PARQ0338-D.pdf | 2.433Mb |
View/ |