dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Almeida, Nazareno Eduardo de |
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dc.contributor.author |
Herpich, Jean Carlos |
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dc.date.accessioned |
2020-03-31T13:50:29Z |
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dc.date.available |
2020-03-31T13:50:29Z |
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dc.date.issued |
2018 |
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dc.identifier.other |
358370 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205566 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Florianópolis, 2018. |
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dc.description.abstract |
O objetivo geral de nossa tese e apresentar o problema do erro nos diálogos platônicos e investigar de que modo Platão busca resolver esse problema sobretudo no Sofista. Nossa proposta pretende destacar o significado que o problema do erro adquire em cada dialogo platônico em que aparece, assim como o papel que ele exerce na filosofia platônica como um todo. Começamos, assim, por apurar em que consiste o problema do erro, a quais pensadores Platão o atribui e como tal problema acaba se transformando numa verdadeira aporia para a filosofia platônica. A apresentação do problema do erro, para a qual e dedicada toda a primeira parte da tese, trata principalmente de trêsdiálogos: o Eutidemo no qual o problema do erro se manifesta através de argumentos logicamente questionáveis tentamos mostrar, contudo, o fundo filosófico do problema do erro neste dialogo; o Teeteto no qual o problema do erro esta ligado, inicialmente, a tese relativista de Protágoras, e, depois, ao exame da segunda tentativa de definir o conhecimento tentamos mostrar como o problema do erro se conecta a certa concepção empirista do conhecimento humano que concebe apercepção simplesmente como uma faculdade passiva que espelha na alma os objetos externos; o Sofista, por fim, revela como o problema do erro esta fundado, em ultima estancia, no problema do não-ser herdado da tradição eleata. Na segunda parte da tese, buscamos revelar de que maneira Platão resolve o problema do erro no Sofista. Nossa leitura e que Platão apresenta uma nova concepção metafisica de não-ser distinta da concepção tradicional herdade de Parmênides , com a qual ele pode, daqui em diante, fundamentar a possibilidade do erro nos discursos, nas opiniões e nas imagens. Nossa tese tenta enfatizar como a fundamentação platônica do erro não vale apenas para o discurso, pois Platão estende o conceito de falsidade também para as opiniões e imagens. Em suma, concebemos que Platão apresenta uma fundamentação metafisica do erro que pretende dar conta da experiência global do erro em suas diferentes manifestações: na palavra, na opinião e na representação mimética. |
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dc.description.abstract |
Abstract : The general aim of our thesis is to present the problem of error in the Platonic dialogues and investigate how Plato solves this problem in the Sophist. Our proposal intends to highlight the meaning that the problem of error acquires in each Platonic dialogue in which it appears as well as the role it plays in Platonic philosophy as a whole. We begin therefore to find out what the problem of error consists of, to which thinkers Plato assign it, and how such a problem ends up becoming a real aporia for Platonic philosophy. The presentation of the problem of error, to which the entire first part of the thesis is devoted, deals mainly with three dialogues: the Euthydemus in which the problem of error manifests itself through logically questionable arguments we try, however, to show the philosophical background of the error problem in this dialogue; the Theaetetus, in which the problem of error is initially linked to Protagora's relativistic thesis, and then to the examination of the second attempt to define knowledge we try to show how the problem of error connects with a certain empiricist conception of human knowledge conceives perception simply as a passive faculty that mirrors external objects in the soul; the Sophist finally reveals how the problem of erroris founded, in the last resort, on the problem of not being inherited from the Eleatic tradition. In the second part of the thesis, we seek to reveal how Plato solves the problem of error in the Sophist. Our reading is that Plato presents a new metaphysical conception of non-being distinct from Parmenides' traditional conception of the estate with which he can from now on base the possibility of error in discourses, opinions and images. Our thesis tries to emphasize how the Platonic reasoning of error is not valid only for the discourse, because Plato extends the concept of falsity also for the opinions and images. In short, we conceive that Plato presents a metaphysical foundation of error which purports to account for the overall experience of error in its differentmanifestations: in word, in opinion and mimetic representation. |
en |
dc.format.extent |
325 p.| il. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Filosofia |
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dc.subject.classification |
Erro |
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dc.title |
A fundamentação da possibilidade do erro: o problema do erro e a solução platônica |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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