Title: | Poéticas das benzeduras da Ilha do Desterro: um gênero voco-sonoro |
Author: | Dias, Leticia Grala |
Abstract: |
Neste trabalho apresenta-se uma etnografia sobre benzeduras realizadas por benzedeiras da ilha do Desterro (Florianópolis/SC). Dando continuidade aos estudos realizados durante o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAS/UFSC), esta pesquisa revisita as análises feitas a partir da inclusão de novas abordagens sobre o tema e das incursões a campo realizadas para o doutorado. O foco deste estudo volta-se para a esfera de vocalizações das benzeduras, abordando-as enquanto gênero Voco-Sonoro, detendo-se nas suas relações com as formas vocais que as compõem e com pessoas envolvidas nesta prática. Por esfera de vocalizações entende-se, a partir de estudos sobre voz de Elizabeth Travassos (2008), uma abordagem mais abrangente da voz, englobando tanto a produção vocal dos sons quanto as agentes destas vocalizações (Reily, 2014). A abordagem das benzeduras enquanto gênero Voco- Sonoro apresenta um escopo diversificado, que perpassa diferentes áreas do conhecimento. Esta análise ancora-se nos pressupostos de Bakhtin para os gêneros de fala; na perspectiva de uma análise antropológica das estruturas sonoras, fonológicas e sintático-gramaticais, conforme Menezes Bastos (2007); nos estudos sobre voz inspirados em Elizabeth Travassos e na poética das benzeduras, a partir da perspectiva de performance de Richard Bauman, e das lentes de estudos feministas em performance, que incluem categorias como gênero, idade, etnia em suas abordagens (Scott, 1992; Mello, 2005; Cusick, 2008; Sawin, 2012; Rosa, 2013). A esfera de vocalizações das benzeduras compreende a fala cotidiana - fala mané, cantos populares e sacros, narrativas ilhôa, Ratoeira, entre outras formas de vocalização. Abstract : This work presents an ethnography on benzeduras performed by benzedeiras of the island of Desterro (Florianópolis / SC). Continuing the studies carried out during my Master's Degree in the Postgraduate Program in Social Anthropology of the Federal University of Santa Catarina (PPGAS / UFSC), this research revisits the analyses made from the inclusion of new approaches on the subject and the field trips to my doctorate. The focus of this study turns to the 'sphere of vocalizations' of the benzeduras, approaching them as Voco- Sonoro genres, dwelling in their relations with the vocal forms that compose them and with people involved in this practice. By vocalizations sphere, it is understood, from Elizabeth Travassos's (2008) voice studies, a more comprehensive approach to voice, encompassing both the vocal production of sounds and the agents of these vocalizations (Reily, 2014). The approach of the veneration as a voco- sonorous genre presents a diversified scope, which crosses different areas of knowledge. This analysis is anchored in Bakhtin's assumptions for the speech genres; in the perspective of an anthropological analysis of sound, phonological and syntactic-grammatical structures, according to Menezes Bastos (2007); in the studies of voice inspired by Elizabeth Travassos and in the poetics of the benzeduras, from the perspective of performance of Richard Bauman, and under the lenses of feminist studies in performance, that include categories like gender, age, and ethnicity in their approaches (Scott, 1992; Mello, 2005; Cusick, 2008; Sawin, 2012; Rosa, 2013). The sphere of vocalizations of the benzeduras includes daily speech - mané speech, popular and sacred songs, narratives ilhôa, Ratoeira, among other forms of vocalization. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205615 |
Date: | 2018 |
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PASO0478-T.pdf | 6.307Mb |
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