Eduardo Coutinho: cinema de conversação e a antropologia selvagem

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Eduardo Coutinho: cinema de conversação e a antropologia selvagem

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Devos, Rafael Victorino
dc.contributor.author Teixeira, Lucas José Carvalho
dc.date.accessioned 2020-03-31T14:08:29Z
dc.date.available 2020-03-31T14:08:29Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other 358413
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205796
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2018.
dc.description.abstract A partir de três filmes de Eduardo Coutinho, respectivamente: Um Dia na Vida (2010), Theodorico, Imperador do Sertão(1978) e Boca de Lixo (1992), o presente trabalho é um estudo sobre o que o diretor chamou de cinema de conversação e antropologia selvagem . Para tal, partimos de uma perspectiva antropológica fundamentada na relação com a alteiradade. Neste sentido, o primeiro capítulo abordará a aproximação, influências e presença da televisão no dispositivo cinemtográfico de Coutinho e em seu cinema de conversação. Em seguida aproximaremos mais o foco da discussão na oralidade, no dispositivo cinematográfio atento à fala, aos gestos e à performance dos personagens. Finalmente, o terceiro capítulo fecha o estudo discutindo a antropologia selvagem como uma forma particular de estabelecer relações e acessar a alteridde no cinema de conversação.
dc.description.abstract Abstract : From three films by Eduardo Coutinho, respectively: \"Um dia na Vida\" (A Day in Life) de 2010, \"Theodorico Imperador do Sertão\" (Theodorico, Emperor of the Sertão) de 1978 and \"Boca de Lixo\" (Mouth of Garbage) de 1992, the present work is a study about what the director called conversational cinema and savage anthropology. For this, we start from an anthropological perspective based on the relationship with the otherness. The first chapter approaches the influences and presence of the television in the cinematographic device of the director and in its cinema of conversation. Then we discuss the orality, the cinematographic device and its attention to the speech, the gestures and the performance of its characters. Finally, the third chapter closes the study by discussing savage anthropology as a particular way of establishing relationships and accessing the otherness in the conversational cinema. en
dc.format.extent 159 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Antropologia
dc.subject.classification Antropologia social
dc.subject.classification Documentário (Cinema)
dc.subject.classification Oralidade
dc.title Eduardo Coutinho: cinema de conversação e a antropologia selvagem
dc.type Dissertação (Mestrado)


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