dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Souza, Cristiane Luiza Sabino de |
|
dc.contributor.author |
Santos, Dandara Manoela dos |
|
dc.date.accessioned |
2020-05-16T14:29:29Z |
|
dc.date.available |
2020-05-16T14:29:29Z |
|
dc.date.issued |
2019-12-18 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208598 |
|
dc.description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
E essa tal liberdade, onde é que anda, onde é que vai?
Pela minha janela vejo que o meu povo é o primeiro que cai
É que agora mudamos, deixa de papo, é pura ilusão Acabou o racismo, quer conferir liga a televisão [...] É choro perdido, é tiro encontrado, é corpo no chão
Todo mundo assustado e parece que foi só uma confusão
E se não acredita e quer conferir,
desligue a televisão e vai lá pra janela
pra sua janela, olha que situação
Dona Georgina - Dandara Manoela, 2018.
Falar de mulheres negras é falar de uma infinidade de atravessamentos que constituem seus cotidianos, suas vidas. A música Retrato Falado de Dandara Manoela conta a história de sua bisavó, sua avó e sua mãe, até chegar na história dela. Todas essas mulheres são negras e seus caminhos estão cruzados, mas ao olhar a sociedade brasileira como um todo, é possível perceber que essas histórias compõem contradições sociais de classe, raça e gênero que se repetem na maioria da vida das mulheres negras do país. Nesse sentido, este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo elaborar mediações teórico-reflexivas sobre as contradições sociais - de classe, raça e gênero - na sociedade brasileira a partir da música Retrato Falado e buscando mediações teóricas a partir da pesquisa bibliográfica com referência em de autoras/es que abordam a temática da questão racial e, particularmente, sobre a situação da mulher negra no Brasil. O resultado foi a confirmação de que a estrutura racista em que o Brasil foi constituído e que permanece em pleno desenvolvimento, contribui para que a história se repita ainda hoje, mantendo a maioria das mulheres negras em lugares de subordinação e solidão, mas que essas mesmas mulheres continuam resistindo e subvertendo esse processo. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
To talk about black women is to talk about several aspects that constitute their day-by- day, their lives. The song "Retrato Falado" by Dandara Manoela tells the story of her great grandmother, her grandmother and her mother, until it comes to her own story. All these women are black and their paths are crossed, but as we look at the brazilian society, it is noticeable that these stories are made of social class, race and gender contradictions, that repeat in the lives of most black women in the country. Therefore, this completion of course work has the goal to elaborate theoretical-reflexive discussions about the social class, race and gender contradictions in brazilian society trough the song "Retrato Falado", and to look for theoretical mediations from the bibliographic research with the reference of authors that bring the racial thematic, particulaly about black women's situation in Brazil. The result was the confirmation that the racist structure in which Brazil was constituted in, and that remains in it's full development, contribues for the story to repeat within today, keeping most black women in places of subjection and solitude, and even so, still resisting and subverting this process.f |
pt_BR |
dc.format.extent |
51 F |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
Mulher |
pt_BR |
dc.subject |
Negra |
pt_BR |
dc.subject |
Retrato |
pt_BR |
dc.subject |
Falado |
pt_BR |
dc.subject |
Classe |
pt_BR |
dc.title |
Retrato falado e a mulher negra no Brasil: uma reflexão sobre a relação entre o singular e o universal |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |