dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
FLORES, Maria Bernardete Ramos |
|
dc.contributor.author |
Melo, Sabrina Fernandes |
|
dc.date.accessioned |
2020-06-15T14:06:08Z |
|
dc.date.available |
2020-06-15T14:06:08Z |
|
dc.date.issued |
2020-05-25 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209047 |
|
dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Museologia |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Na primeira metade do século XX, inúmeros pesquisadores nacionais e estrangeiros
percorreram arquivos e museus brasileiros. As temáticas de pesquisa eram variadas, grande
parte delas se relacionavam à arte, patrimônio, arquitetura, principalmente a colonial. Dentre
esses inúmeros sujeitos, intelectuais e pesquisadores envolvidos, utilizo como fio condutor o
historiador da arte Robert Chester Smith, que estabeleceu vínculos de trabalho e pesquisa com
os governos de seu país de origem (Estados Unidos), Portugal e Brasil apoiado financeiramente
por instituições, como a American Council of Learned Societies, Guggenheim Foundation e
Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN). Nesse contexto, o objetivo
deste Trabalho de Conclusão de Curso é perceber a atuação de Robert Smith nos arquivos e
museus, principalmente brasileiros, na tentativa de perceber o pensamento museal presente nas
obras de Robert Smith e no contexto intelectual, cultural e político no qual estava inserido. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
In the first half of the 20th century, countless national and foreign researchers visited Brazilian
archives and museums. The research themes were varied, most of them related to art, heritage,
architecture, mainly colonial. Among these countless subjects, intellectuals and researchers
involved, I use the art historian Robert Chester Smith, who established work and research links
with the governments of his country of origin (United States), Portugal and Brazil, financially
supported by institutions, such as the American Council of Learned Societies, the Guggenheim
Foundation and the National Historical and Artistic Heritage Service (SPHAN). In this context,
the objective of this Course Conclusion Work is to perceive the performance of Robert Smith
in archives and museums, mainly Brazilians, in an attempt to perceive the museal thought
present in Robert Smith's works and in the intellectual, cultural and political context in which
he was inserted. |
pt_BR |
dc.format.extent |
96 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Robert Chester Smith. Pensamento Museal. Arte. Patrimônio. Museus |
pt_BR |
dc.title |
ARTE, PATRIMÔNIO E O PENSAMENTO MUSEAL EM ROBERT CHESTER SMITH |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |