Dança de salão cênica e coreografia de sinais: o processo de criação de espetáculos da dois pontos cia de Dançateatro
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Martins, Janaina Trasel |
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dc.contributor.author |
Tetzner, Ricardo Koscialkowski |
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dc.date.accessioned |
2020-07-27T18:02:11Z |
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dc.date.available |
2020-07-27T18:02:11Z |
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dc.date.issued |
2019-07-09 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209740 |
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dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem como foco o desenvolvimento de alguns princípios que permeiam a Dança de Salão Cênica trabalhada juntamente com a Coreografia de Sinais. Esta pesquisa foi baseada em dois processos de criação dos espetáculos “1717” e o “Insânia Loquaz”, ambos coreografados pelo autor deste trabalho. A Dança de Salão Cênica consiste em transpor a dança de salão para o âmbito artístico do palco, e a Coreografia de Sinais consiste em inserir a libras na dança de salão. O objetivo de se fazer tal junção é o de ampliar as possibilidades de utilização da dança de salão em cena e de oferecer acessibilidade e inclusão social via inserção da libras na dança de salão. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi inspirada na abordagem fenomenológica. A partir dela, utilizo uma pesquisa qualitativa sobre os processos de criação dos dois espetáculos, vista por minha perspectiva como coreógrafo. Com as práticas advindas de tal processo de criação, observaram-se tanto o potencial criativo de dançar a libras, como as múltiplas possibilidades de articulá-la à dança de salão propiciando a ampliação da inclusão social dos surdos na dança. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This work focuses on the development of some principles that permeate the “Dança de Salão Cênica” (Scenic Brazilian Ballroom Dance) worked together with the “Coreografia de Sinais” (Sign’s Choreography). This research has been based on two processes of creation of the spectacles "1717" and the "Insânia Loquaz", both choreographed by the author of this research. “Dança de Salão Cênica” consists of transposing Brazilian ballroom dance to the stage art scene as a performing art, and “Coreografia de Sinais” consists on inserting the libras (Brazilian sign language) into Brazilian ballroom dancing. The purpose of such a combination is to expand the possibilities of using Brazilian ballroom dancing as a performing art and to offer accessibility and social inclusion through the insertion of signs in the Brazilian ballroom dancing. The methodology used in this research was inspired by the phenomenological approach. From it, I use a qualitative research on the processes of creation of the two spectacles, seen by my perspective as a choreographer. With the practices resulting from such a process of creation, both the creative potential of dancing the signs and the multiple possibilities of articulating it to the Brazilian ballroom dance were observed, favoring the amplification of the social inclusion of the deaf in dance. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Libras |
pt_BR |
dc.subject |
Dança de Salão |
pt_BR |
dc.subject |
DançaTeatro |
pt_BR |
dc.title |
Dança de salão cênica e coreografia de sinais: o processo de criação de espetáculos da dois pontos cia de Dançateatro |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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