Title: | A identidade eu na teoria do agir comunicativo de Jürgen Habermas |
Author: | Cardoso, Helena Vieira |
Abstract: |
A presente pesquisa tem por objetivo expor o conceito de identidade do Eu conforme apresentado por Jürgen Habermas no âmbito de sua Teoria da Ação Comunicativa. Esta, fundamentada sobre uma razão intersubjetivamente compartilhada pelo medium linguístico de reprodução e renovação do mundo da vida, apresenta-se como reconstrução pragmática das competências universais da comunicação linguística. Sob esse viés, o autor cumpre explicitar um conceito de identidade individual que desvie às aporias de um princípio da subjetividade autoativa, onde o individual se perde entre a liberdade transcendental e a objetivação empírica. Desta forma, cumpre a esta pesquisa retomar o modo como o autor, apoiando-se em importantes referências, da sociologia à ontologia, da psicologia social e desenvolvimentista, à linguística, reconstrói, pragmaticamente, o núcleo intersubjetivo da competência identitária, no âmbito de uma perspectiva evolucionista em relação às estruturas da consciência moralprática. Estas, não mais presas aos limites da subjetividade, são identificadas pelo autor na racionalidade que se forma na correspondência de origem (homologia) entre as estruturas cognitivas do Eu epistêmico e as imagens de mundo compartilhadas interpessoalmente, de um lado, e a identidade do Eu da autorrelação prática e a identidade coletiva, de outro. Abstract: This research aims to show the concept of Ego Identity, as presented by Jürgen Habermas in his Communicative Action?s Theory. Based on an intersubjective concept of reason, shared through the linguistic medium of the life world?s reproduction and renovation, Haberma?s theory is shown as the pragmatic reconstruction of linguistic communication?s universal competencies. From this perspective, he intends to expose a conception of individual?s identity that can deviate from the aphoretic effects of a self-active subjectivity?s principle, where the individual loses itself between transcendental freedom and empirical objectification. That being said, reconstructs the intersubjetive core of identity as a human competence, based on an evolutionist perspective in terms of moral-practical consciousness structures. Those, no more stuck within the limits of subjectivity, are identified by Habermas in the racionality that arises there where the cognitive structures of the epistemic Ego and the world shared images, on the one hand, and the identity of practical self-related Ego and collective identity, on the other hand, are cooriginated. Keyword: Intersubjectivity. Communicative interaction. Personality competencies. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Florianópolis, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/210326 |
Date: | 2018 |
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