dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Lemos, Robson Rodrigues |
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dc.contributor.author |
Conceição, Karolini Rodrigues da |
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dc.date.accessioned |
2020-08-20T05:43:41Z |
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dc.date.available |
2020-08-20T05:43:41Z |
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dc.date.issued |
2019 |
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dc.identifier.other |
362711 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211540 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2019 |
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dc.description.abstract |
O crescente desenvolvimento de tecnologias educacionais apresenta grandes oportunidades no processo de ensino e aprendizagem na área de ciências da saúde. Os jogos sérios descrevem uma dessas novas tecnologias que possibilita o ensino de estudantes de uma forma lúdica e virtual em diversas áreas de conhecimento. Neste contexto, surge a necessidade de ferramentas que possam auxiliar no ensino e aprendizagem, a fim de qualificar profissionais de saúde para a era digital e da informação. Portanto, este trabalho tem como objetivo identificar a influência do jogo sério proposto neste estudo com recursos digitais fundamentais em estudantes da área de ciências da saúde no ensino de anatomia humana do sistema cardiovascular. Com base na participação de especialistas em Anatomia Humana no projeto e desenvolvimento do jogo sério, este estudo permite explorar conceitos específicos das principais artérias e veias do corpo humano, tradicionalmente discutidos em sala de aula dentro do contexto da disciplina de anatomia. Para tal, a metodologia adotada é uma pesquisa aplicada e tecnológica por meio de estudos de caso com abordagem qualitativa. Para a concepção do jogo sério utilizou-se tecnologias para desenvolvimento de aplicações Web3D e para avaliação do ambiente de ensino virtual realizou-se dois estudos de caso com alunos do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Catarina na disciplina de Anatomia II. Desse modo, esta pesquisa avaliou, por meio de um questionário de satisfação a usabilidade do jogo sério por parte de estudantes e especialistas na área da saúde. A partir dos resultados obtidos e observações realizadas nos estudos de caso, foi possível identificar características inovadoras que devem estar presentes no projeto de jogos sérios para o ensino da anatomia humana, bem como benefícios para estudantes da área da saúde na utilização do jogo sério como apoio para o ensino da anatomia do sistema cardiovascular. |
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dc.description.abstract |
Abstract: The growing development of educational technologies presents great opportunities in the teaching and learning process in the area of health sciences. Serious games describe one of those new technologies that makes it possible to teach students in a playful and virtual way in different areas of knowledge. In this context, the need arises for tools that can aid in teaching and learning, in order to qualify health professionals for the digital and information age. Therefore, this work aims to identify the influence of the serious game proposed in this study with fundamental digital resources in students of the area of health sciences in the education of human anatomy of the cardiovascular system. Based on the participation of specialists in Human Anatomy in the design and development of the serious game, this study allows to explore specific concepts of the main arteries and veins of the human body, traditionally discussed in the classroom within the context of the anatomy discipline. For that, the methodology adopted is an applied and technological research through case studies with a qualitative approach. For the conception of the serious game it was used technologies for Web3D applications and for evaluation of the virtual educational environment two case studies were carried out with students of the Physiotherapy program at the Federal University of Santa Catarina in the discipline of Anatomy II. Thus, this research evaluated, through a satisfaction questionnaire, the usability of a serious game play by students and health experts. From the results obtained and observations made in the case studies, it was possible to identify innovative features that should be present in the design of serious games for the education of human anatomy, as well as benefits for health students in the use of serious game as support for teaching the anatomy of the cardiovascular system. |
en |
dc.format.extent |
114 p.| il., gráfs., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Tecnologias da informação e comunicação |
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dc.subject.classification |
Tecnologia educacional |
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dc.subject.classification |
Ensino auxiliado por computador |
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dc.subject.classification |
Anatomia humana |
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dc.subject.classification |
Jogos educativos |
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dc.subject.classification |
Sistema cardiovascular |
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dc.title |
Um jogo sério para apoiar estudantes de nível superior no ensino de anatomia humana do sistema cardiovascular |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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dc.contributor.advisor-co |
Fiuza, Patricia Jantsch |
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