Autoria e autonomia narrativa em créditos de abertura

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Autoria e autonomia narrativa em créditos de abertura

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Iuva, Patricia de Oliveira
dc.contributor.author Alves, Brendon Mota
dc.contributor.other Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSC
dc.date.accessioned 2020-08-25T15:51:49Z
dc.date.available 2020-08-25T15:51:49Z
dc.date.issued 2020-08-22
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212037
dc.description Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Departamento de Artes. pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa tem como objetivo a problematização da esfera paratextual da sequência de créditos cinematográficos com intuito de estudar suas regras, composições e funcionamento, para, num segundo momento, buscar movimentos de descontinuidade das regularidades discursivas, no âmbito de sua estética e da autoria. Assim, o estudo parte das discussões acerca das teorias do autor no cinema e no audiovisual, direcionando-se para a investigação da funcionalidade hegemônica da forma expressiva das sequências de créditos. Desse modo, os questionamentos balizadores foram: como tais paratextos operam noções de autoria no campo do audiovisual; e que experiências estéticas paratextuais referentes às sequências de créditos irrompem contra as regularidades impostas pelo discurso cinematográfico da transparência. A abordagem teórico-metodológica amparada na arqueologia de Michel Foucault orientou a escolha do corpus para as sequências de créditos de 3 filmes: Irreversível (2002), Enter the Void (2009) e Clímax (2018). Tratam-se de experiências estéticas que tensionam as regularidades discursivas instituídas pelo campo disciplinar dos créditos de abertura através de gestos transgressores de criação com a assinatura autoral do diretor dos filmes: Gaspar Noé. Nesses termos, percebemos que a linguagem cinematográfica é desestabilizada em diversos níveis, inclusive na de seus paratextos (sequências de créditos). No entanto, no âmbito da autoria, tais experiências demonstram que a função-autor ainda recai de modo ostensivo sobre o diretor das obras. pt_BR
dc.format.extent Vídeo pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject sequência de créditos pt_BR
dc.subject discurso pt_BR
dc.subject autoria pt_BR
dc.subject paratextos audiovisuais pt_BR
dc.subject cinema pt_BR
dc.title Autoria e autonomia narrativa em créditos de abertura pt_BR
dc.type Video pt_BR


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30 SIC Brendon Mota.mp4 316.1Mb MPEG-4 video View/Open

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