Esta pesquisa teve como objeto de estudo o gesto na literatura do escritor tcheco de expressão alemã Franz Kafka. O estudo iniciou com a leitura de um texto teórico de Walter Benjamin sobre o autor, intitulado ‘Franz Kafka: a propósito do décimo aniversário de sua morte’. A partir desta leitura, aprofundou-se o estudo em outros textos referentes à gestualidade e a Kafka e estabeleceu-se uma relação entre Kafka, o gesto e o teatro, assim como entre outros elementos, como a contemplação, o silêncio e o cinema. Nesta pesquisa, houve uma tentativa de aprofundar estas reflexões e de encontrar significados e implicações do uso de gestos pelos personagens da literatura de Kafka. Como bibliografia do autor, estudou-se primariamente o romance O Desaparecido, mas o corpus se estendeu na pesquisa a outros textos do escritor, incluindo contos e o diário pessoal. Encontraram-se relações significativas entre os elementos já mencionados, como o teatro e o cinema e os gestos; a relação de Kafka com esses. Por fim, não por último, senão no percurso inteiro, teve lugar a reflexão metalinguística. Como resultados, a pesquisa culminou num banner e uma apresentação num evento, assim como em discussões entabuladas no Núcleo de Estudos de Literatura em Língua Alemã (LiLiA), da UFSC; foi feita também a tradução de uma peça de Kafka. Destaco entre os estudos teóricos empreendidos os textos ‘Kafka’s antitheatrical gestures’, de Martin Puchner, ‘Notas sobre o gesto’ de Giorgio Agamben, e ‘Benjamin e o paradoxo de Kafka’, de Ulisses Razzante Vaccari.
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Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.
Universidade Federal de Santa Catarina.
Centro de Comunicação e Expressão.