O lúdico e o letramento midiático: o potencial pedagógico dos jogos digitais na formação para as mídias
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Cruz, Dulce Márcia |
|
dc.contributor.author |
Flores, Luiz Bernardo |
|
dc.contributor.other |
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSC |
|
dc.date.accessioned |
2020-08-27T12:52:45Z |
|
dc.date.available |
2020-08-27T12:52:45Z |
|
dc.date.issued |
2020-08-26 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212390 |
|
dc.description |
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo principal desse projeto foi tentar responder ao problema da pesquisa que sobre a aplicação da teoria metodologica de Design Based Research associada ao estudo das metodologias organizacionais de produção de jogos digitais. Como uma pesquisa qualitativa descritiva, a metodologia utilizada foi acompanhar o processo de desenvolvimento do Game Comenius 2 e as atividades práticas desempenhadas pelo bolsista PIBIC com foco na programação. Para embasar essa observação participante, foi feita uma revisão bibliográfica voltada para a pesquisa de metodologias organizacionais aplicadas nos processos de equipes profissionais de desenvolvimento de jogos. Um dos principais resultados mostrou que, para melhor se adaptar às práticas já adotadas pela equipe e permitindo a adoção de outras práticas já testadas e comprovadas, o grupo fez uma customização da metodologia Design Based Research. Como conclusão o processo de desenvolvimento quando envolve conhecimentos de áreas tão distintas, necessita de uma metodologia que reflita essa pluralidade, permita flexibilidade na tomada de decisões e seja dinâmico suficiente para que possam ser aplicadas alterações com base em respostas dadas em tempo real. |
pt_BR |
dc.format.extent |
Vídeo |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
Metodologia de Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
jogos digitais |
pt_BR |
dc.subject |
lúdico |
pt_BR |
dc.subject |
letramento |
pt_BR |
dc.subject |
formação |
pt_BR |
dc.title |
O lúdico e o letramento midiático: o potencial pedagógico dos jogos digitais na formação para as mídias |
pt_BR |
dc.type |
Video |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar