Caminhando na trilha da Sapopema: prática, cultura e conhecimento entre os Laklãnõ/Xokleng

DSpace Repository

A- A A+

Caminhando na trilha da Sapopema: prática, cultura e conhecimento entre os Laklãnõ/Xokleng

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Devos, Rafael Victorino
dc.contributor.author Fernandes, Ainá Sant'Anna
dc.date.accessioned 2020-10-21T21:04:00Z
dc.date.available 2020-10-21T21:04:00Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.other 369163
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214323
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2019.
dc.description.abstract Os Laklãnõ/Xokleng são um povo indígena do grupo Jê, caracterizado pelo seu amplo território de ocupação tradicional, com alta mobilidade e longas caminhadas. Hoje, após as pressões do contato, vivem em uma terra indígena no vale do Itajaí - SC, em um contexto de intenso contato interétnico. A Trilha da Sapopema localiza-se na aldeia Bugio, na TI Ibirama-Laklãno, oferecendo visitas guiadas à comunidade interna da TI, em ações educativas, e externa (representando uma fonte de geração de renda). Durante a caminhada são abordadas questões sobre a cultura Laklãnõ/Xokleng e o meio ambiente. O objetivo do presente trabalho foi investigar os sentidos criados pelos Laklãnõ/Xokleng a partir da Trilha da Sapopema e como a noção de cultura se imbrica às práticas, ao conhecimento e ao ambiente neste contexto. Busquei sobretudo analisar e compreender as relações estabelecidas entre pessoas, ambiente, memória e conhecimento, suscitadas a partir das práticas, interações e percepções que envolvem a Trilha da Sapopema. Para isso investiguei também outras possibilidades de práticas relacionadas ao mato, mobilidades e engajamento com o ambiente, e temas os quais o campo me mostrou que atravessam o tema principal da trilha. Foi realizada uma análise sobre as ações de valorização da cultura, em especial a educação escolar, a Ação Saberes Indígenas na Escola, a Casa de Cultura e os eventos relacionados ao dia do índio e ao 22 de setembro (o dia do contato), que apontaram a importância dos anciões neste processo. Dois aspectos emergiram como mais relevantes: a importância da prática e o engajamento com o ambiente no processo de ensino-aprendizagem e como parte constitutiva das formas de conhecimento Laklãnõ/Xokleng (o saber fazer), e a relevância da caminhada enquanto prática cultural e sua relação com a noção de território. O tempo do mato, o contato e a construção da Barragem Norte mostraram ser elementos que marcam não apenas a trajetória dos Laklãnõ/Xokleng, mas também sua forma de se identificar como grupo e localizar sua cultura.
dc.description.abstract Abstract : The Laklãnõ/Xokleng are an indigenous people of the Jê group, characterized by their large territory of traditional occupation, and high mobility and long walks. Today, after the pressures of contact, they live in an indigenous land in Vale do Itajaí-SC, in a context of intense interethnic contact. The Sapopema Trail is located in the Bugio village in the Ibirama-Laklãno TI. They offer guided tours to the internal IT community for educational purpose, and external activities (representing a source of income). During the walk, questions about Laklãnõ / Xokleng culture and the environment are addressed. The aim of the present work was to investigate the senses created by the Laklãnõ/Xokleng from the Sapopema Trail and how the notion of culture merges with practices, knowledge and the environment in this context. I primarily aimed to analyze and understand the relationships established between people, environment, memory and knowledge, arising from the practices, interactions and perceptions that surround the Sapopema Trail. For this I also investigated other possibilities of practices related to the mato (a Laklãnõ/Xokleng cathegory that can correspond to the forest and also as a reference for a life before the contact), mobilities and engagement with the environment, and themes that the field showed me that cross the main theme of the trail. An analysis was made of the actions of culture valorization, especially the school education, the project Ação Saberes Indígenas na Escola, the Casa de Cultura (House of Culture) and the events related to Indigenous Day and September 22 (the contact day), which pointed out the importance of the elders in this process. Two aspects emerged as more relevant: the importance of practice and engagement with the environment in the teaching-learning process and as a constitutive part of the Laklãnõ/Xokleng forms of knowledge, and the relevance of walking as a cultural practice and its relation to the notion of territory. The tempo do mato, the contact and the construction of the Barragem Norte proved to be elements that mark not only the trajectory of the Laklãnõ/Xokleng, but also their way of identifying themselves as a group and locating their culture. en
dc.format.extent 185 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Antropologia social
dc.subject.classification Indios Xokleng
dc.subject.classification Índios da América do Sul
dc.subject.classification Cultura
dc.title Caminhando na trilha da Sapopema: prática, cultura e conhecimento entre os Laklãnõ/Xokleng
dc.type Dissertação (Mestrado)


Files in this item

Files Size Format View
PASO0506-D.pdf 2.322Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar