Title: | A dramaturgia épica no documentário de Eduardo Coutinho |
Author: | Porto, Fabrício |
Abstract: |
O objeto de estudo para esta dissertação trata da utilização da dramatização encontrada no documentário Cabra Marcado para Morrer (1984), de Eduardo Coutinho, e a relação cinematográfica de seus documentários com o conceito de teatro épico de Bertolt Brecht. A pesquisa sugere que a obra de Coutinho contenha características do teatro épico. Como ponto de partida para a pesquisa, primeiramente, conceituo o significado de teatro épico e o contextualizo com o lírico e o dramático. Posteriormente, relaciono as características do teatro épico, como a utilização da citação dos gestos como base para dramatização e a utilização do narrador que se apresenta sempre afastado dos eventos, como algumas características utilizadas em movimentos cinematográficos como a Nouvelle Vague. Coutinho utiliza a dramatização com um viés épico e mantém as citações dos gestos de seus entrevistados. Ele também trabalha com elementos do narrador que não exprime seus sentimentos, mas tem a intenção de contar a história para alguém. O narrador em seus documentários parece conhecer o íntimo de seus personagens, mas apenas descreve como se comportam a fim de manter o distanciamento proposto por Brecht. Outras características épicas são identificadas em filmes de Coutinho que diferem de um documentário tradicional que tenta retratar a realidade e servir como um documento integral e puro. Coutinho acaba tensionando o seu próprio papel de documentarista e tenta reconstruir uma narrativa com o auxílio da linguagem cinematográfica sem a preocupação de ser verossímil, sem uma narrativa linear, optando por uma montagem invisível que dá a impressão da realidade. Essa linguagem não conseguindo dar conta de explicar o mundo pelo seu reflexo estará sempre nos remetendo a um simulacro da realidade. Além do filme Cabra Marcado para Morrer, outros filmes de Coutinho também apresentam características do teatro épico. Moscou (2009) e Jogo de Cena (2007) são filmes fundamentais para o entendimento de como a dramatização e a montagem podem ajudar na criação desses simulacros. Abstract: The subject of this dissertation deals with the use of dramatization encountered in the documentary Cabra Marcado para Morrer (1984), by Eduardo Coutinho, and the cinematic relation of his documentaries to the concept of epic theatre from Bertolt Brecht. This research suggests that Coutinho?s work contains characteristics of epic theatre. As a starting point for this study, firstly, I conceptualize the meaning of epic theatre and I contextualize it with the lyric and the dramatic. Subsequently, I relate the features of epic theatre, such as the use of citing gestures as a base to the dramatization and to the use of the narrator, who presents himself always distant from the events, as some of the characteristics used by film movements such as Nouvelle Vague. Coutinho uses dramatization with an epic bias and he maintains the citing gestures of his interviewees. He also works with elements of the narrator which do not express his feelings but has the intention of telling a story to someone. The narrator in his documentaries seems to know the intimate lives of his characters, but he only describes how they behave in order to keep the detachment proposed by Brecht. Other epic features identified in Coutinho?s movies differ from a traditional documentary that tries to portray the reality and serve as an integral and pure document. Coutinho ends up stressing his own role as a documentarian and attempts to reconstruct a narrative with the aid of cinematic language without the concern of being verisimilar, without a linear narrative, opting for an invisible montage that gives the impression of reality. This language, unable to explain the world by its reflection, will always be referring us to a simulacrum of reality. In addition to the movie Cabra Marcado para Morrer, other movies by Coutinho also present features of epic theatre. Moscou (2009) and Jogo de Cena (2007) are fundamental movies to the understanding of how dramatization and montage can aid in the creation of these simulacra. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2019 |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214715 |
Date: | 2019 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PLIT0776-D.pdf | 763.4Kb |
View/ |