Title: | Desenvolvimento de procedimentos para utilização da captura de movimentos aplicada em personagens 3D |
Author: | Andaló, Flávio |
Abstract: |
A captura de movimentos vem sendo utilizada cada vez mais na indústria do entretenimento, com destaque para o uso em filmes e jogos eletrônicos. Os vídeos de divulgação de produção, com atores usando roupas pretas cheias de pontos brancos, tornou esta tecnologia familiar para o público em geral, mas ao mesmo tempo sua aplicação prática é pouco conhecida. O objetivo geral deste trabalho é desenvolver procedimentos específicos de utilização da captura de movimentos na criação de animações 3D para aplicações na área de entretenimento, que sirvam de referência para animadores, designers e gestores na criação de conteúdo que utilizem essa técnica. Para tanto, foi feito um levantamento teórico, para um melhor entendimento do contexto a ser pesquisado, com revisão da literatura, e, a partir desse levantamento, foi apresentado um panorama do uso de personagens 3D, dos sistemas de captura de movimentos existentes, da linha do tempo do seu uso na indústria do entretenimento e, por fim, um levantamento das técnicas utilizadas. A partir do referencial teórico levantado, foi desenvolvido um fluxo de trabalho, apresentado como modelo proposto, que foi testado em aplicações com alunos do curso de Design da Universidade Federal de Santa Catarina. Este modelo proposto foi então ajustado e novamente testado, apresentando uma melhora nos resultados, tendo sido escolhido como modelo de fluxo de trabalho a ser utilizado como base para a apresentação dos procedimentos específicos.<br> Abstract : Motion capture has been used more and more in the entertainment industry, mainly in movies and video games. Making of videos, with actors wearing black clothes full of white dots, made this technology known to the general public, but at the same time its practical application is little known. The general objective of this research is to develop specific motion capture procedures, used in the creation of 3d animations in the entertainment area, to be used as a reference for animators, designers and managers in the creation of content that use this technique. To reach the goals, a theoretical survey was made, for a better understanding of the context to be researched, with a review of the literature, and, from this survey, was presented an overview of the use of 3D characters, of the motion capture systems, a timeline of its use in the entertainment industry and, finally, a survey of the techniques used. From the theoretical framework raised, a workflow was developed, presented as a proposed model, which was tested in applications with students of the Design course of the Federal University of Santa Catarina. This proposed model was then adjusted and tested again, presenting an improvement in the results, having been chosen as a workflow model to be used as a basis for the presentation of specific procedures. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214899 |
Date: | 2019 |
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