dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Sell, Carlos Eduardo |
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dc.contributor.author |
Mezadri, Fernando |
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dc.date.accessioned |
2020-10-21T21:11:07Z |
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dc.date.available |
2020-10-21T21:11:07Z |
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dc.date.issued |
2019 |
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dc.identifier.other |
362887 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214912 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2019. |
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dc.description.abstract |
A era secular abriu condições favoráveis para que um indivíduo coloque a atitude ateísta como uma possibilidade ? entre tantas outras ? de orientar a sua conduta de vida. Autoidentificar-se como um ateu ou uma ateia, é uma faceta do comportamento irreligioso de um indivíduo na sociedade moderna. O indivíduo ateu, além de negar a existência de um ser sobrenatural que intervenha em sua vida, assume, em consequência disso, atitudes práticas em seu cotidiano, condizentes com as vivências ateístas. Em face disso, reúnem-se condições favoráveis para se elevar o ateísmo como fenômeno social, em especial, como objeto de interesse teórico e empírico dentro do campo sociológico. Um indivíduo que se torna um ateísta resulta de uma trajetória de vida marcada por uma série de motivações individuais, sendo estas passíveis de serem estudadas pelo sociólogo. Dessa forma, orientando-se pela questão de pesquisa ? por quê um indivíduo torna-se um ateu? ? propõe-se, como objetivo, uma compreensão das motivações que impulsionam determinados indivíduos a se tornarem ateus. Como resposta, dez hipóteses norteadoras são traçadas para operacionalizar tanto a fundamentação teórica quanto o tipo de abordagem metodológica da pesquisa. Empiricamente orientada e amparada pela metodologia de Métodos Mistos, o objeto de estudo concentra-se em uma amostra de 1370 indivíduos autoidentificados como ateus e vinculados a uma associação de defesa dos interesses ateístas e seculares. Além disso, entrevistas em profundidade com 15 estudantes de pós-graduação integram a fonte dos dados primários. O estudo reúne aspectos sociodemográficos, comportamentais e atitudinais dessa população, que permitem compreender que a escolaridade, a afinidade com doutrinas materialistas e neopositivistas, a crença em valores seculares, o capital social e cultural, a adesão ideológico-política de esquerda, a busca por um sentido para vida, a resposta a crises sobre a fé, a crítica sobre os aspectos teológicos das religiões e o ato de escolha pessoal em se tornar um ateu agem como motivos para que um indivíduo adote o ateísmo como parte de sua identidade pessoal. Além dessas razões apresentadas, conclui-se que os tipos de background ? secular ou religioso ? presentes desde a socialização primária aparecem como pontos de distinção e diferenciação na trajetória daqueles indivíduos que se tornam ateus.<br> |
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dc.description.abstract |
Abstract : The secular age opened favorable conditions for an individual to put the atheistic attitude as a possibility ? among many others ? of guiding their conduct of life. Self-identifying as an atheist is a facet of an individual?s irreligious behavior in modern society. The atheist individual, in addition to denying the existence of a supernatural being that intervenes in their life, assumes, as a consequence, practical attitudes in daily life, consistent with atheistic experiences. On the face of it, there are favorable conditions to raise atheism as a social phenomenon, especially as an object of theoretical and empirical interest within the sociological field. An individual who becomes an atheist is a result from a life trajectory marked by a series of individual motivations, which can be studied by the sociologist. In this way, being guided by the question of research ? why does an individual become an atheist? ?, we propose, as an objective, understanding the motivations that lead certain individuals to become atheists. In response, ten guiding hypotheses are drawn to operationalize both the theoretical basis and the type of methodological approach of the research. Empirically oriented and supported by the methodology of mixed methods, the object of study is focused on a sample of 1370 individuals self-identified as atheists and linked to an association that defends atheistic and secular interests. In addition, in-depth interviews with 15 graduate students integrate the primary data source. The study brings together sociodemographic, behavioral and attitudinal aspects of this population, which allow us to understand that the level of schooling, the affinity with materialistic and neopositivist doctrines, the belief in secular values, the type of social and cultural capital, the left-wing political ideology , the search for a meaning for life, the response to crises on faith and religious beliefs, the criticism on the theological aspects of religions and the personal choice in becoming an atheist act as motives for an individual to adopt atheism as part of their personal identity. In addition to those reasons, it is concluded that the types of background - secular or religious ones -, present since the individual?s primary socialization, appear as points of distinction and differentiation in the trajectory followed by those individuals who become atheists. |
en |
dc.format.extent |
345 p.| il., gráfs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Sociologia |
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dc.subject.classification |
Ateísmo |
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dc.subject.classification |
Identidade social |
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dc.title |
Quem é o ateu?: uma compreensão da identidade ateísta |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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