Fenomenologia, psicologia e psicanálise existencial: uma leitura sobre a intencionalidade e a vida concreta em Sartre

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Fenomenologia, psicologia e psicanálise existencial: uma leitura sobre a intencionalidade e a vida concreta em Sartre

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Title: Fenomenologia, psicologia e psicanálise existencial: uma leitura sobre a intencionalidade e a vida concreta em Sartre
Author: Rodrigues, Diego Rodstein
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo apresentar os esforços de Sartre, a partir d?O Ser e o Nada e seus textos tangenciais, de mostrar como as estruturas da consciência sartreana surgem enquanto transcendentes a si, forçando o sujeito a ser algo que se expressa sempre ?para fora de si?. Devemos entender que, o subtítulo de sua obra magna é Ensaio de Ontologia Fenomenológica, o que nos leva a uma leitura de que ontologia e fenomenologia dizem sobre a mesma coisa; ser e conhecer no mesmo ato. Dessa maneira, a estrutura desse trabalho se discorre em: 1) Apresentação dos conceitos fundamentais da teoria, focando um esclarecimento geral das bases d?O Ser e o Nada, a condenação da liberdade e a crítica de Sartre aos atos inconscientes. 2) Debate acerca das estruturas egóicas, a temporalidade, a intersubjetividade e a relação intersubjetiva do olhar. Traçamos então aqui a impossibilidade de desvincular a intencionalidade das relações humanas com o mundo. 3) A má-fé como objeto de estudo da psicanálise existencial, psicanálise existencial como atualização de conceitos da psicanálise clássica, a leitura comparativa de Sartre e Politzer na crítica a Freud, os ecos da psicanálise existencial em um rápido diálogo com Lacan e Merleau-Ponty. 4) A vida-concreta e a crítica a imagem-coisa, o ato criativo livre e a retomada da subjetividade, a relação entre facticidade e a liberdade em situação do ato criativo, a violência do olhar evitada na clínica psicanalítica clássica e a situação limite do analista no risco e na compreensão empática.<br>Abstract : This study aims to present the struggles from Sartre, from The Being and Nothingness and its side texts; how to show the structures of the Sartrean consciousness always come up as transcendents from-itself, forcing the subject to be something that always expresses itself \"outself\". We have to understand that the subtitle of his biggest work is An Essay on Phenomenological Ontology which leads us to a reading that ontology and phenomenology are the same; to be and to know in the same act. Thus, the structure of this work is presented as 1) Introduction of the fundamental concepts of the theory, focusing on the definition of the basis of Being and Nothingness, the conviction of freedom, and Sartre's criticism to the unconscious acts. 2) A debate around the ego structures, the temporality, the intersubjectivity and the intersubjective relation of the Look. 3) The bad faith as object of study of the existential psychoanalysis, existential psychoanalysis as an update of the classical psychoanalysis' concepts, the comparative reading between Sartre and Politizer in the criticism of Freud, the echoes of the existential psychoanalysis in a quick dialogue with Lacan and Merleau-Ponty. 4) The concrete lived and the criticism of the image thing, the free creative act and the retake of subjectivity, the relation between the facticity and freedom situation of the creative act, the violence of the Look avoided in the classical clinical psychoanalytic, and the limit situation of the analyst at risk and at the empathic comprehension.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214942
Date: 2019


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