dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Rial, Carmen Silvia Moraes |
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dc.contributor.author |
Rodriguez, Cristhian Fernando Caje |
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dc.date.accessioned |
2020-10-21T21:23:52Z |
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dc.date.available |
2020-10-21T21:23:52Z |
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dc.date.issued |
2020 |
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dc.identifier.other |
370053 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215946 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2020. |
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dc.description.abstract |
A tese apresenta reflexões sobre possíveis articulações entre os conceitos de masculinidades e memória, numa perspectiva antropológica, no contexto da prática do remo na cidade de Florianópolis. As discussões aqui apresentadas têm como base uma etnografia produzida a partir do trabalho de campo realizado num período de três anos (2015 - 2018), no local do Clube Náutico Riachuelo, agremiação náutica e esportiva mais antiga do estado de Santa Catarina. Incluo na análise registros visuais coletados pelo clube ao longo da sua história e posteriormente classificados, musealizados e expostos ao público quando da comemoração do seu centenário. Nesse sentido, busquei compreender as imagens analisadas a partir do regime de visibilidade em que estavam inseridas. Ou seja, não apenas enquanto seu conteúdo aparente, mas inseridas em suas relações de produção, circulação, consumo e agenciamento. Fundamentado, sobretudo, em indícios fotográficos e relatos etnográficos, este trabalho intenta desvelar algumas intersecções entre as categorias de raça, classe social e os signos de respeito e virilidade em torno dos usos nativos de ser, ou não, um \"remador\". Também descreve e conceitua o espaço geográfico onde se situam os clubes de remo em relação à cidade. Os registros imagéticos apresentados são, assim, documentos dos indicadores cruciais seja para a identificação e compreensão das práticas sociais da memória do remo, seja de transformações em torno da paisagem e do avanço da vida urbana sobre o mar. Nas conclusões finais a que esta tese chega, percebemos que ao narrar uma história das imagens, a partir do acervo fotográfico do Clube Náutico Riachuelo, reconstitui-se, ainda que parcialmente, aspectos da visualidade de um tempo regido pela experiência do olhar. Valorizando os aspectos produtivos dessas imagens, como uma outra forma de ver e mostrar a cidade de Florianópolis. Dotando as fotografias de \"agência\", nos permitiu, conhecer uma história avessa a aquela que \"os vencedores cheios de glórias\" contam. |
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dc.description.abstract |
Abstract : The thesis reflects on the possible articulations among masculinities and memory, from an anthropological perspective, in the context of the practice of rowing in the city of Florianópolis. The discussions presented here are based on an ethnography produced from the fieldwork carried out for three years (2015 - 2018), at the Clube Náutico Riachuelo, the oldest nautical and sports association in the state of Santa Catarina. I include in the analysis the visual records collected by the club throughout its history and later classified, musealized and exposed to the public when celebrating its centenary. In this sense, I sought to understand the images analyzed from the visibility regime in which they were inserted. That is, not only as its manifest content, but embedded in its relations of production, circulation, consumption and agency. This work is based mainly on photographic evidence and ethnographic reports. It attempts to reveal some intersections between the categories of race, social class and the signs of respect and virility around the native uses of being, or not, a \"rower\". It also describes and conceptualizes the geographical space where the rowing clubs are in the city. The imagery records presented are, therefore, documents of crucial indicators, both for the identification and understanding of the social practices of rowing memory, or for transformations around the landscape and the advancement of urban life on the sea. In the final conclusions reached by this thesis, we realize that when narrating a history of images, from the photographic collection of the Clube Náutico Riachuelo, aspects of the visuality of a time ruled by the experience of looking are reconstituted, even partially. Valuing the productive aspects of these images, as another way of seeing and showing the city of Florianópolis. Endowing the photographs with \"agency\", it allowed us to know a story that is averse to the one that \"the winners full of glories\" tell. |
en |
dc.format.extent |
180 p.| il. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Antropologia social |
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dc.subject.classification |
Remo (Esporte) |
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dc.subject.classification |
Esportes aquáticos |
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dc.subject.classification |
Masculinidade |
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dc.subject.classification |
Imagens fotográficas |
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dc.subject.classification |
Remadores |
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dc.title |
Os vencedores cheios de glória: articulações entre masculinidades e memória na imagem do remo em Florianópolis |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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