dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Cruz, Claudio |
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dc.contributor.author |
Mota, Lilian Daianne Bezerra |
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dc.date.accessioned |
2020-10-21T21:24:14Z |
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dc.date.available |
2020-10-21T21:24:14Z |
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dc.date.issued |
2020 |
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dc.identifier.other |
369323 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215973 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Literatura, 2020. |
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dc.description.abstract |
Salvador é uma construção histórica que trafega entre os mitos e os estereótipos, a tradição e a inovação, a cidade real e a cidade imaginária. Os olhares sobre a cultura e a história dessa cidade variam e, muitas vezes, interferem em sua imagem e representação no âmbito social, urbano e cultural. A literatura, por sua vez, é um aporte deveras importante para nos fazer entender como determinadas representações são moldadas e transmitidas e, no decorrer de uma releitura literária, a cidade vai sendo organizada através de identificações históricas e culturais. Com o intuito de estudar a formação da identidade baiana, esta tese analisa as bases que construíram um repertório de identificação histórica e cultural chamado Baianidade, com um aprofundado exame e análise de traços dessa identidade em torno do carnaval, do candomblé e da mulher negra baiana, reelaborando antigas visões para explicar os paradoxos e contrastes sobre a cultura baiana. Como corpus para a pesquisa, utilizamos o livro Dicionário Amoroso de Salvador, publicado em 2014, pelo escritor baiano João Filho, a fim de compreender como a identidade baiana opera diante de manifestações culturais e dos sujeitos que fazem parte da cidade. Logo, tendo como base os verbetes desse escritor contemporâneo costurados em pequenas crônicas, investigamos a reelaboração da Baianidade, a partir da difusão do termo com a contribuição daqueles que foram considerados os construtores dessa identidade: o cantor e compositor Dorival Caymmi, o artista plástico Carybé e o romancista Jorge Amado. Para tanto, norteamos a tese com pesquisa de caráter qualitativo e análise comparativa entre a produção artística e literária dessas personalidades com a obra de João Filho, além de utilizar como suporte teórico o conhecimento histórico de Antônio Risério, Milton Santos, Durval Muniz Albuquerque Júnior e Muniz Sodré, dentre muitos outros, a fim de ressignificar uma revisão e construção histórica para se pensar a identidade da cidade. |
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dc.description.abstract |
Abstract: Salvador is a historic building that travels between myths and stereotypes, tradition and innovation, the real city and the imaginary city. The views on the culture and history of this city vary and often interfere with its image and representation in the social, urban and cultural spheres. Literature, in turn, is a very important contribution to make us understand how certain representations are shaped and transmitted and, in the course of a literary rereading, the city is being organized through historical and cultural identifications. In order to study the formation of Bahian identity, this thesis analyzes the bases that built a repertoire of historical and cultural identification called Baianidade, with a thorough examination and analysis of traces of that identity around Carnival, Candomblé and the Bahian black woman , reworking old visions to explain the paradoxes and contrasts about Bahian culture. As a corpus for the research, we used the book Dicionário Amoroso de Salvador, published in 2014, by the Bahian writer João Filho, in order to understand how the Bahian identity operates in the face of cultural manifestations and the subjects that are part of the city. Therefore, based on the entries of this contemporary writer sewed in small chronicles, we investigated the re-elaboration of Baianidade, based on the diffusion of the term with the contribution of those who were considered the builders of this identity: the singer and composer Dorival Caymmi, the plastic artist Carybé and the novelist Jorge Amado. To this end, we guided the thesis with qualitative research and comparative analysis between the artistic and literary production of these personalities with the work of João Filho, in addition to using as theoretical support the historical knowledge of Antônio Risério, Milton Santos, Durval Muniz Albuquerque Júnior e Muniz Sodré, among many others, in order to re-signify a revision and historical construction to think about the city's identity. |
en |
dc.format.extent |
280 p.| il. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Literatura brasileira |
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dc.subject.classification |
Cultura |
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dc.subject.classification |
Identidade cultural |
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dc.title |
A cidade e a construção da baianidade sob a perspectiva de João Filho e o Dicionário amoroso de Salvador |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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