Title: | Uma proposta de sequência didática para o ensino do movimento circular uniforme explorando jogo de entretenimento |
Author: | Brito, Vitor Hudson Pessoa de |
Abstract: |
As escolas brasileiras têm uma realidade de pouca infraestrutura e métodos de ensino tradicionais. Enquanto isso, a geração atual está cada vez mais mergulhada em um mundo digital e não se sente motivada com a escola. Neste contexto, os jogos de videogame e têm assumido muita importância na vida dos adolescentes e jovens sendo que educadores de várias áreas têm desenvolvido estudos sobre como aplicá-los dentro da sala de aula. Este trabalho teve como objetivo utilizar um jogo de entretenimento aplicado ao ensino de Física, levantando dados sobre as condições para que uma atividade com jogo de entretenimento seja aplicada na escola e se essa atividade seria capaz de levar o aluno a uma apropriação de conhecimentos científicos. Foi apresentada uma sequência didática para ensino do Movimento Circular Uniforme (MCU) baseada na engenharia didática. Foi empregada a metodologia de sala de aula invertida e o jogo para smartphones SBK16© um simulador um de corridas de motocicletas. Ao final da sequência foi feita uma comparação entre conhecimentos adquiridos pelos alunos com aqueles levantados anteriormente através de um questionário e feita uma análise geral. Foram observados indícios de que houve um aprimoramento dos conhecimentos dos alunos acerca de elementos do MCU utilizando-se o jogo dentro da sequência didática. Abstract: Brazilian schools have a reality of little infrastructure and traditional teaching methods. Meanwhile, the current generation is increasingly immersed in a digital world and is note motivated by school. In this context, video games have assumed a lot of importance in the lives of adolescents and young people, and educators from various areas have developed studies on how to apply them within the classroom. This work aimed to use an entertainment game applied to the teaching of Physics, raising data on the conditions for an activity with an entertainment game to be applied at school and if this activity would be able to lead the student to an appropriation of scientific knowledge. A didactic sequence for teaching the Uniform Circular Movement (UCM) based on didactic engineering was presented. The inverted classroom methodology and the smartphone game SBK16©, a motorcycle racing simulator, were used. At the end of the sequence, a comparison was made between knowledge acquired by the students and those previously raised through a questionnaire, and a general analysis was made. There were signs that there was an improvement in the students' knowledge about elements of the UCM using the game within the didactic sequence. |
Description: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Blumenau, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216015 |
Date: | 2020 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PPEF-B0011-D.pdf | 2.998Mb |
View/ |